Neste dia, os moradores da Vila de Santo Antônio, localizada no litoral de Mata de São João, expressaram sua discordância em relação ao reconhecimento de uma suposta comunidade quilombola na região. A população local argumenta que essa comunidade está reivindicando terras que incluem a própria Vila de Santo Antônio e propriedades privadas de residentes locais.
De acordo com os manifestantes, o alegado quilombo é formado por uma única família que deixou a área de forma voluntária em 1971. Apesar de terem parentes na Vila, essas pessoas nasceram e cresceram em Candeias/BA, retornando à região somente na década de 1990, em busca de melhores oportunidades de trabalho após a construção da Linha Verde.
“A nossa batalha é contra a falsidade. Aqui ninguém quer o que não é nosso. Temos plena consciência do que é um Quilombo e temos a convicção de que aqui não existe e nunca existiu um. Não houve opressão por parte de fazendeiros na região, muito menos violência e ameaças. Nunca fomos alvo de tentativas de expulsão de nossas raízes e nossa comunidade está totalmente comprometida com um desenvolvimento sustentável,” afirma uma moradora que preferiu não se identificar.

Facebook Comments