Eleições na Venezuela: opositor de Maduro pede em vídeo que eleitores acompanhem apuração

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

**Eleições na Venezuela: Opositor de Maduro Apela aos Eleitores para Acompanhar a Apuração**

O concorrente da oposição da Venezuela, Edmundo González, afirmou que a eleição deste domingo (28) será a mais significativa expressão democrática do país nos últimos anos. Ele convocou os eleitores a votarem e a serem testemunhas dos resultados. González é o principal concorrente na disputa presidencial contra Nicolás Maduro, que busca permanecer no poder por mais 18 anos, em uma corrida marcada por ameaças e prisões de opositores.

González expressou em um vídeo a importância do exercício democrático: “Amanhã, sem dúvida, será a mais importante expressão democrática do povo venezuelano nos últimos anos. Por isso, quero reiterar o convite para exercer o direito de cada um de vocês de moldar o seu próprio futuro”, disse o candidato.

Em sua fala, o candidato também criticou o incidente ocorrido na sexta-feira (26) em que as autoridades venezuelanas fecharam as fronteiras, impedindo a viagem de um grupo de ex-presidentes latino-americanos que pretendiam observar as eleições, além de proibir a entrada de uma delegação com dez deputados e senadores espanhóis em Caracas. “Chegamos até aqui superando muitas dificuldades, todas foram vencidas. Ontem, proibiram a entrada na Venezuela de personalidades importantes de vários países que vieram nos acompanhar”, lamentou.

Às vésperas das eleições na Venezuela, o opositor do regime de Nicolás Maduro expressou sua gratidão aos voluntários que estarão nos centros de votação. “Vocês têm uma grande responsabilidade sobre os ombros e estamos confiantes de que a cumprirão de forma exemplar”, enfatizou ele, ressaltando a importância de assegurar que a vontade popular seja respeitada.

Ele convidou todos os cidadãos a comparecerem aos centros de votação ao término da jornada para testemunharem a integridade dos resultados obtidos. “Convido todos os cidadãos para que se aproximem no final do dia de votação de seu centro de votação e testemunhem a integridade dos resultados”, disse o opositor, que busca encerrar os 25 anos de governos chavistas. Ele garantiu que ele e sua equipe estarão atentos durante todo o processo eleitoral e expressou o desejo de que tudo transcorra em paz. “Esperamos e desejamos que tudo corra em paz”, concluiu.

Publicado por Carolina Ferreira
*Com informações do Estadão Conteúdo

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porta-voz da Rússia nega alegações de envenenamento de Navalny, opositor de Putin

Neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Holanda divulgaram uma...

UE é a verdadeira ameaça à Hungria antes das eleições em abril, diz Orbán

Título: UE é a verdadeira ameaça à Hungria, afirma Orbán em discurso de campanha O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que a verdadeira ameaça...

Zelensky pede aos EUA aprovação imediata de garantias de segurança à Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos Estados Unidos e ao Congresso que aproveitem com urgência as garantias de segurança para o...