4ª Festa Literária Arte e Identidade celebrará arte e literatura negra infantojuvenil em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A 4ª Festa Literária Arte e Identidade está marcada para acontecer de 19 a 21 de setembro nos espaços culturais do Pelourinho, em Salvador. Destacando a literatura e a arte negra voltada para o público infantojuvenil, o evento já deu início às suas atividades preparatórias, incluindo a abertura das inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, direcionado aos estudantes de escolas públicas. O prazo final para inscrições é 3 de agosto. Para mais informações, acesse o Instagram @arteeidentidadeoficial.

Nesta edição, a festa abordará o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”. A idealizadora e coordenadora Cris Santana ressaltou: “Nas diversas periferias do Brasil, observamos um florescimento de movimentos culturais que surgem e se consolidam. A arte não apenas transforma vidas, mas também atribui significado a elas. Lidamos com uma expressão singular capaz de nos fazer enxergar a beleza no abstrato. Promover iniciativas que garantam o acesso à arte nas comunidades é fundamental para impulsionar transformações impactantes no mundo.”

A programação da festa oferecerá rodas de conversa, mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais, lançamentos editoriais, encontros com autores e uma feira de livros e brinquedos afirmativos. As produções artísticas, literárias e culturais interessadas em participar podem se inscrever até 5 de agosto por meio do Instagram.

A curadoria do evento será dividida em três eixos: Artístico, Juventudes e Infâncias. A responsabilidade fica por conta da atriz Cássia Valle, da escritora e contadora de histórias Helena Nascimento e da escritora e professora Taísa Ferreira, respectivamente. A curadoria geral está a cargo da psicopedagoga, escritora e poetisa Karla Daniella Brito, enquanto a coordenação pedagógica será realizada pela escritora e poetisa baiana Márcia Mendes.

Karla Daniella Brito enfatizou o foco do evento: “Essa celebração é um produto cultural com uma perspectiva africana central, com o objetivo de reunir literatura, arte, dança e música de alta qualidade produzidas por nossos autores, escritores, performers, cantores, artistas, multiartistas negros, negras e indígenas. A ideia é proporcionar a essas juventudes a oportunidade de se verem em lugares de potência e de criatividade. Serão três dias dedicados a uma educação festiva, poderosa e comprometida com as questões afrocentradas e afroindígenas.”

O evento conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura. Para garantir a inclusão, serão disponibilizados recursos de acessibilidade, como audiodescrição, interpretação em Libras e infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

No Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, gestores e professores de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana têm até 3 de agosto para inscreverem suas instituições. O concurso tem o intuito de estimular a escrita, criatividade e pensamento crítico entre os jovens do Ensino Médio. Os três primeiros colocados serão premiados, e uma instituição será escolhida para participar de uma oficina exclusiva de Escrita Criativa com o poeta Evanilson Alves. Os poemas devem abordar o tema do evento e serão apresentados durante a programação da festa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petista propõe cassação automática de mandato após condenação judicial

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) apresentou um projeto de lei que prevê cassação automática de mandato após condenação...

Pai tortura filho de 12 anos após criança pedir pensão alimentícia

Um homem foi preso na cidade de Tacuru, no Mato Grosso do Sul, suspeito de torturar o próprio filho, uma criança...

Museu das Favelas aluga espaço para filme de Bolsonaro e causa revolta

O aluguel de espaços culturais para cenas do longa Dark Horse, que retrata o ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou polêmica em SP. De acordo...