Itamaraty proíbe embaixadora de ir à proclamação da vitória de Maduro

Publicado:

O Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty, emitiu uma orientação à embaixadora do Brasil na Venezuela para que não comparecesse, nesta segunda-feira (29/7), à proclamação da vitória de Nicolás Maduro. O chanceler Mauro Vieira foi responsável por transmitir a instrução a Gilvânia Maria de Oliveira.

A recomendação foi feita tendo em vista a postura cautelosa do governo brasileiro em relação às eleições venezuelanas. Essa mesma postura foi adotada por várias autoridades internacionais, que passaram a exigir transparência e não reconheceram imediatamente o resultado da suposta reeleição de Maduro.

O Itamaraty divulgou um comunicado informando que aguarda a publicação, por parte do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, dos dados desagregados por mesa de votação. Esse é considerado um “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”, de acordo com o órgão. O site do conselho ainda está fora do ar.

A mesma exigência por transparência nos dados já tinha sido feita anteriormente pelos Estados Unidos, países europeus e nações da América Latina. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, manifestou também nesta segunda-feira o desconforto em relação à falta de transparência no processo eleitoral do país vizinho.

Amorim afirmou que o governo brasileiro opta por aguardar os dados antes de se pronunciar sobre o resultado das eleições na Venezuela. Ele foi enviado ao país a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem previsão de retornar ao Brasil na terça-feira (30/7). O assessor destacou que, sem a verificação das atas de votação, torna-se “difícil reconhecer” a transparência do pleito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criador do “Pixuleco” é preso acusado de descumprir medida protetiva contra a ex

O advogado Vinícius Carvalho Aquino, conhecido pelo boneco Pixuleco, foi preso em flagrante no último sábado (11/10) no Distrito Federal. Ele é acusado...

Presidente de Madagascar foge após denunciar tentativa de golpe

Andry Rajoelina, presidente de Madagascar, abandonou o país no domingo, 12 de outubro, após semanas de protestos liderados por jovens da Geração Z...

João Fonseca vive dia de chefe de cozinha antes de ATP. Veja fotos

João Fonseca, que estreia no ATP 250 de Bruxelas nesta terça-feira, enfrenta o neerlandês Botic Van de Zandschulp. O vencedor avança para as...