Práticas educativas, laborais, tecnológicas e conectadas com a inovação compõem o Espaço Maker, localizado no IFBA em Camaçari. Aberto ao público do Norte e Nordeste do Brasil, o local apresenta novidades nas áreas de marcenaria, eletrônica, robótica e fabricação digital, estimulando o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ideias inovadoras.
Sócrates Santana, idealizador do Espaço Maker, destaca a participação ativa das pessoas na resolução de problemas diários neste laboratório.
“Neste espaço, os estudantes têm à disposição ferramentas que combinam o trabalho manual com o digital, trazendo para a sala de aula problemas reais da comunidade que podem ser solucionados com ideias criativas criadas no laboratório maker”, mencionou.
O centro tecnológico visa acolher estudantes, empreendedores e desenvolvedores de novas tecnologias e protótipos. Contando com 20 impressoras 3D, 4 scanners 3D, 4 máquinas CNC Laser, 42 notebooks, 30 kits de robótica, 48 canetas 3D, 40 kits arduino, entre outros equipamentos.
O Espaço Maker, localizado em Camaçari, é dividido em categorias como formações/capacitações, cursos e oficinas, visitas abertas, além de projetos, parcerias e serviços tecnológicos.
“O Espaço Maker é um laboratório aberto por natureza, e para funcionar plenamente precisa estar sempre em contato com a realidade do cotidiano, fora das paredes da sala de aula”, destacou Sócrates.
Para o próximo mês de agosto, estão programadas a abertura de cursos e capacitações, a busca por projetos e parcerias, além da realização de visitas ao local. As datas das atividades serão divulgadas nos canais de comunicação do Espaço Maker.
Com um investimento de R$ 1 milhão, o Espaço Maker é uma iniciativa do Governo da Bahia, sob responsabilidade da Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação). Para se inscrever ou solicitar um agendamento no local, basta acessar o e-mail [email protected].

Facebook Comments