Em primeira fala sobre eleições na Venezuela, Lula cobra atas e diz que oposição pode procurar Justiça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou, pela primeira vez em público, nesta terça-feira (30), os desdobramentos das eleições na Venezuela, que culminaram na vitória de Nicolás Maduro. O desfecho tem sido alvo de contestação por parte de diversos países.

O líder petista concedeu uma entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso. Lula ressaltou a importância da apresentação das atas de votação e mencionou que, havendo dúvidas, a oposição tem o direito de recorrer.

“É comum haver disputas. Como se resolve esta disputa? Através da apresentação da ata. Se surgir alguma dúvida entre a oposição e o governo na ata, a oposição pode entrar com um recurso e seguir o processo judicial. Haverá uma decisão, que todos devemos acatar. Estou convencido de que é um procedimento normal e tranquilo”, afirmou. A entrevista completa não foi ao ar, porém a emissora divulgou trechos nas redes sociais.

Lula também abordou a declaração do Partido dos Trabalhadores, que reconheceu a vitória de Maduro na eleição. O presidente criticou a cobertura midiática sobre o assunto.

“A nota do Partido dos Trabalhadores elogia o povo venezuelano pela realização pacífica das eleições. Ao mesmo tempo, destaca que o tribunal eleitoral já reconheceu Maduro como vencedor. No entanto, a oposição ainda não reconheceu. Portanto, é um processo em andamento. Vejo a mídia brasileira tratando o tema como se fosse uma situação de extrema crise, mas não há nada de extraordinário”, ressaltou.

Até o momento, o posicionamento oficial do governo brasileiro foi emitido por meio de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O órgão adotou uma postura cautelosa, abstendo-se de reconhecer qualquer resultado, visto que a oposição levantava questionamentos sobre possíveis fraudes eleitorais.

Conforme a nota, o Brasil necessitava de mais informações para respaldar a “transparência, credibilidade e legitimidade do desfecho eleitoral”.

Nesta tarde de terça-feira, Lula manteve uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O conteúdo da ligação não foi divulgado, porém especula-se que tenha abordado a situação atual na Venezuela.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ afasta cautelarmente ministro Marco Buzzi por acusações de importunação sexual

O STJ decidiu, por unanimidade, em sessão extraordinária desta terça-feira (10), pelo afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. A medida está...

Operação prende em SP líder de facção ligada ao tráfico em Cosme de Farias, Salvador

Um líder faccional, atuante no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi preso na noite desta segunda-feira (9) na cidade de Valinhos,...

Homem que raptou mulher no DF e a estuprou em apartamento é procurado. Vídeo

Polícia procura homem que raptou e estuprou mulher em Brazlândia, DF Meta descrição: Polícia procura o homem que raptou uma mulher em Brazlândia, no...