Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia repudia ação da PF contra Marinho Soares: “Absurda medida”

Publicado:

A Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia (AACB) se pronunciou em defesa do advogado Marinho Soares, um dos alvos dos mandados de busca e apreensão realizados na segunda fase da Operação Cianose nesta quinta-feira (1º). A operação da Polícia Federal investiga possíveis envolvimentos de empresários e advogados na aquisição de respiradores durante a pandemia de Covid-19.

Em uma nota de solidariedade divulgada em seus perfis oficiais, a AACB manifestou que o advogado descreveu o acontecimento como “uma medida absurda”, alegando que a ação se deu em função dos honorários advocatícios que ele recebeu, provenientes de um trabalho comprovado realizado em um processo criminal, representando judicialmente um dos alvos da operação à época.

“Ações como essa que criminalizam a advocacia criminal ferem os princípios republicanos e democráticos que sustentam o estado de direito. É digno de nota e repúdio o cumprimento da medida cautelar sem a presença da decisão judicial que a autorizou, mais uma conduta que prejudica os princípios do devido processo legal e da presunção de inocência”, criticou a AACB.

Marinho Soares se pronunciou em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, confirmando que foi alvo de um mandado da PF. No relato, o advogado mencionou que seu celular foi apreendido e que a polícia não encontrou provas em sua residência.

No total, a Polícia Federal cumpriu 34 mandados de busca e apreensão e medidas judiciais de sequestro de bens, expedidos pela Justiça Federal da Bahia, nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Os crimes investigados incluem licitações fraudulentas, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em Salvador, os agentes estiveram no Edifício Millenium, na Avenida Magalhães Neto, e no Condomínio Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória.

O objetivo da operação é recuperar os valores desviados na compra de respiradores pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBPM lança Litoteca Digital, Minera Bahia e HUB de Mineração e reforça protagonismo da Bahia no setor

A Bahia deu um importante passo para fortalecer sua posição na mineração nacional com o lançamento de três iniciativas inovadoras pela Companhia Baiana...

Governo do Estado autoriza concursos para contratação de 890 novos servidores estaduais

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a realização de oito novos concursos públicos que vão gerar 890 vagas em 16 diferentes carreiras na administração...

Confira como votaram os deputados baianos na emenda que garantiu bagagem gratuita em voos internacionais

Na última terça-feira (28), o projeto de lei PL 5041/2025, que proíbe tarifas extras para bagagens de mão em voos nacionais, teve sua...