Clériston Andrade: Hospital de Feira de Santana recebe investimento de R$ 47 milhões

Publicado:

O governador Jerônimo Rodrigues deu autorização, no dia 1º, para o início do processo de licitação destinado à reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, a maior unidade hospitalar do interior da Bahia. O investimento totaliza mais de R$ 47 milhões.

O Hospital terá um acréscimo de 53 novas unidades de internação, 12 leitos de UTI, uma farmácia, um necrotério, um laboratório, serviços de apoio logístico, um centro de hemodinâmica e um centro de ensino e pesquisa.

Segundo o governador, devido à grande quantidade de profissionais, pacientes e estudantes que o HGCA recebe, ele é considerado uma verdadeira “cidade da saúde”. Jerônimo também destacou a relevância da unidade de saúde para as áreas de ensino e pesquisa.

“Às vezes, olhamos para o hospital e pensamos ‘ali salvarão minha vida, me curarão, farão a prevenção’. Mas para quem está na universidade, dirigindo ou estudando, é necessário um ambiente para residência, estágio, e aqui temos mais de 3 mil estudantes de áreas variadas como medicina, enfermagem, psicologia”, ressaltou o governador.

Com 40 anos de história, o hospital conta com 300 leitos, incluindo 24 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha, 12 leitos de Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal e 5 leitos de UTI Neonatal, atendendo pacientes de aproximadamente 130 municípios.

Além disso, os pacientes do HGCA têm acesso a exames especializados como raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outros. Em 2023, foram realizados mais de 214 mil procedimentos.

“A reforma do HGCA inclui a modernização das enfermarias da ala antiga, da UTI e a construção de uma nova unidade de hemodinâmica. O laboratório e o Centro de Ensino e Pesquisa serão reformados, havendo a criação de consultórios, um auditório para 70 pessoas e um centro de simulação realística. O hospital, voltado para ensino e pesquisa, atende mais de 3 mil estudantes. Essas obras têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e expandir os serviços,” afirmou Cristiana França, diretora-geral do hospital.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM recupera carro com restrição de roubo no extremo sul da Bahia

Na manhã deste sábado (19), a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fez uma ação que trouxe alívio à comunidade de Eunápolis,...

Após retificação de edital, nova eleição na Câmara de Rafael Jambeiro será realizada na próxima terça-feira

Em meio a reviravoltas jurídicas, a Câmara de Vereadores de Rafael Jambeiro se prepara para uma nova eleição da mesa-diretora, agendada para terça-feira,...

Suspeitos do homicídio e esquartejamento de motorista por aplicativo são presos em Eunápolis

Em uma manhã decisiva em Eunápolis, dois homens suspeitos de serem os responsáveis pela brutal morte do motorista por aplicativo Weverton Antônio dos...