Clériston Andrade: Hospital de Feira de Santana recebe investimento de R$ 47 milhões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Jerônimo Rodrigues deu autorização, no dia 1º, para o início do processo de licitação destinado à reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, a maior unidade hospitalar do interior da Bahia. O investimento totaliza mais de R$ 47 milhões.

O Hospital terá um acréscimo de 53 novas unidades de internação, 12 leitos de UTI, uma farmácia, um necrotério, um laboratório, serviços de apoio logístico, um centro de hemodinâmica e um centro de ensino e pesquisa.

Segundo o governador, devido à grande quantidade de profissionais, pacientes e estudantes que o HGCA recebe, ele é considerado uma verdadeira “cidade da saúde”. Jerônimo também destacou a relevância da unidade de saúde para as áreas de ensino e pesquisa.

“Às vezes, olhamos para o hospital e pensamos ‘ali salvarão minha vida, me curarão, farão a prevenção’. Mas para quem está na universidade, dirigindo ou estudando, é necessário um ambiente para residência, estágio, e aqui temos mais de 3 mil estudantes de áreas variadas como medicina, enfermagem, psicologia”, ressaltou o governador.

Com 40 anos de história, o hospital conta com 300 leitos, incluindo 24 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha, 12 leitos de Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal e 5 leitos de UTI Neonatal, atendendo pacientes de aproximadamente 130 municípios.

Além disso, os pacientes do HGCA têm acesso a exames especializados como raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outros. Em 2023, foram realizados mais de 214 mil procedimentos.

“A reforma do HGCA inclui a modernização das enfermarias da ala antiga, da UTI e a construção de uma nova unidade de hemodinâmica. O laboratório e o Centro de Ensino e Pesquisa serão reformados, havendo a criação de consultórios, um auditório para 70 pessoas e um centro de simulação realística. O hospital, voltado para ensino e pesquisa, atende mais de 3 mil estudantes. Essas obras têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e expandir os serviços,” afirmou Cristiana França, diretora-geral do hospital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido por tráfico é capturado após reconhecimento facial em praia de São Tomé de Paripe

Uma operação integrada entre o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a 19ª Companhia Independente da PM (CIPM) resultou, na manhã desta...

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...