Muitas vezes, as narrativas de amor em filmes, livros e novelas destacam relacionamentos intensos que exaltam a juventude. No entanto, cada vez mais pessoas estão encontrando o amor em fases da vida mais maduras. Diversos motivos podem levar a uma separação, mas isso não deve impedir alguém de seguir em frente. Afinal, o amor é baseado em carinho, cuidado e respeito – independentemente da idade.
A psiquiatra Nina Ferreira observa que com o passar dos anos, as pessoas têm mais oportunidades de se descobrir e compreender seus próprios padrões e necessidades.
“À medida que envelhecemos, aumenta o autoconhecimento e a capacidade de regular as emoções, com uma estrutura de vida já estabelecida e experiências passadas em relacionamentos que contribuem para evolução. Compreender isso motiva as pessoas”, explica.
Segundo a especialista, a partir desse amadurecimento emocional, os relacionamentos se tornam mais intensos, amplos e complexos.
A busca pelo amor, no entanto, nem sempre é feita em aplicativos de paquera. Uma pesquisa revelou que encontrar parceiros em apps de relacionamento vem se tornando menos comum entre pessoas acima dos 50 anos.
Segundo um estudo do Pew Research Center, apenas 3% dos adultos solteiros com 50 anos ou mais utilizam ativamente aplicativos de namoro, sendo que 1 em cada 4 adultos mais velhos nunca experimentaram o namoro online.
A falta de familiaridade com essas plataformas é uma das razões pelas quais 26% dos adultos mais velhos nunca tentaram utilizar aplicativos de namoro online.
Segunda Oportunidade para o Amor
Muitas pessoas que se divorciaram entre os 20 e 40 anos têm êxito ao dar uma segunda chance ao amor, pois ainda possuem as conexões necessárias para encontrá-lo.
Para a especialista, a possibilidade de vivenciar um relacionamento amoroso saudável é muito reparadora. Ela traz felicidade, apoio e suporte para todos os envolvidos, sendo como uma espécie de remédio extra, não essencial, mas capaz de acrescentar algo a mais nessa fase da vida. “Estar aberto a novas experiências pode ser extremamente enriquecedor e promover crescimento pessoal”, destaca.
Comentários Facebook