PF apura se fuzis tchecos apreendidos no Brasil vieram via Paraguai

Publicado:

A Polícia Federal (PF) está investigando se os fuzis e pistolas de origem tcheca apreendidos em Goiânia (GO) na semana passada estão relacionados ao esquema liderado pelo maior traficante de armas da América do Sul, o empresário argentino Diego Hernan Dirisio, detido em fevereiro.

O empresário adquiria armamentos do leste europeu e da Turquia através de uma empresa no Paraguai, e essas armas eram distribuídas para as principais facções criminosas do Brasil, como o PCC e o Comando Vermelho. O esquema foi exposto pela Operação Dakovo da PF em dezembro do ano anterior.

Na semana passada, em uma ação conjunta da PF e da Polícia Militar de Goiás, foram apreendidos 10 fuzis AK-47, 10 pistolas calibre 9mm e dezenas de carregadores. O grande arsenal estava dentro de um veículo no bairro Jardim Novo Mundo, próximo à rodovia BR-153. As armas tinham como destino o abastecimento de grupos criminosos no Rio de Janeiro.

Os fuzis confiscados em Goiás eram fabricados na República Tcheca, um dos países onde o grupo de Dirisio adquiria armas ilegalmente. Além disso, as armas apreendidas estavam com a numeração raspada, o que dificulta a identificação da sua origem.

As armas contrabandeadas através do Paraguai também tinham a numeração raspada e, em alguns casos, a logomarca do fabricante era adulterada para dificultar o rastreamento.

Desdobramento da Investigação

O delegado Bruno Zane, da PF de Goiás, responsável pela investigação, informou que todas as linhas de investigação estão sendo analisadas e ainda não há confirmação se as armas têm ligação com o esquema do Paraguai.

O indivíduo detido com as armas receberia pagamento para transportá-las até o Rio de Janeiro. Ele não possui antecedentes criminais e permanece sob custódia.

O esquema de tráfico de armas envolvendo a empresa no Paraguai tem mais de 20 pessoas sob investigação, incluindo funcionários, traficantes, testas de ferro de empresas fictícias, doleiros e até mesmo militares. Esse esquema contava com a corrupção de altos escalões das Forças Armadas paraguaias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação da Farra do INSS pediu desconto a pessoa morta há 23 anos

A Associação dos Aposentados do Brasil (AAB) está no centro de uma polêmica após solicitar descontos em benefícios de aposentados falecidos há anos....

Coaf: empresa de Careca do INSS movimentou 5 vezes mais que a renda

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apresentou um relatório sobre a Prospect Consultoria Empresarial, de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como...

“Gêmeas do crime” planejavam esquema de assassinatos por encomenda

Uma investigação policial está revelando um esquema alarmante de homicídios por envenenamento em São Paulo e no Rio de Janeiro, com um nível...