Após protestos com 432 mortes e renúncia de primeira-ministra, vencedor de Nobel assume governo interino de Bangladesh

Publicado:

Com a renúncia e fuga da ex-primeira-ministra bengali, Sheikh Hasina Wajed, em meio aos protestos que resultaram em 432 mortes, o escolhido para assumir o governo interino de Bangladesh foi o economista e vencedor do Nobel da Paz, Muhammad Yunus. Ao retornar ao país, Yunus enfatizou a importância do restabelecimento da “lei e da ordem”.

Yunus foi anunciado como líder de um governo interino na terça-feira (6). Sua escolha foi uma demanda dos líderes estudantis que lideraram os protestos que culminaram na renúncia de Hasina. “Não podemos avançar sem resolver a situação da lei e da ordem”, afirmou o economista de 84 anos, ao regressar ao país.

Yunus estava fora do país, na França, para tratamento médico. Poucas horas após seu retorno ao país, ele prestou juramento e tomou posse oficialmente como chefe do governo interino, na residência oficial do presidente Mohammed Shahabuddin.

QUEM É MUHAMMAD YUNUS?

Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, é conhecido por ter ajudado a tirar milhões de pessoas da pobreza por meio da concessão de microcréditos, um conceito criado por ele mesmo. Esse modelo consiste em empréstimos de pequeno valor, com taxas de juros reduzidas, destinados à população carente.

“Fico emocionado com a confiança dos manifestantes que desejam que eu lidere o governo interino. Sempre mantive a política à distância, mas se for necessário intervir em Bangladesh, pelo bem do meu país e pela coragem do meu povo, estou disposto a fazê-lo”, declarou o economista ao ser anunciado como o novo líder do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entendendo a Previdência: Motorista de aplicativo como garantir a aposentadoria no INSS

Ser motorista de aplicativo tem suas vantagens. Você escolhe o próprio horário, não precisa de chefe e pode aumentar seus ganhos pela dedicação....

Lula é aconselhado a indicar logo substituto de Barroso por um motivo

O presidente Lula recebeu recomendações de seus assessores para que escolha rapidamente o substituto do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal...