Morre a ativista pelos direitos indígenas Tuíre Kayapó, aos 54 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste sábado, lamentavelmente, faleceu a ativista pelos direitos dos povos indígenas Tuíre Kayapó, aos 54 anos. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, confirmou o falecimento de Tuíre, que vinha lutando contra um câncer no colo do útero.

A liderança ficou famosa pela sua resistência à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Em um momento icônico, a ativista confrontou o então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira, Pará, em 1989, ao posicionar um facão em seu rosto.

O falecimento de Tuíre gerou repercussão entre autoridades, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressando solidariedade aos familiares e amigos.

“Hoje perdemos a liderança Tuíre Kayapó, uma referência na defesa dos povos originários do nosso país. Solidariedade aos familiares e amigos de Tuíre”, publicou nas redes sociais.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também emitiu uma nota de lamento pelo ocorrido.

“Tuíre Kayapó dedicou sua vida à proteção de seu povo e de seu território, sempre guiada pela busca de direitos e respeito aos povos indígenas. Seu legado de resistência continuará inspirando todos aqueles que lutam por um Brasil mais justo para os povos indígenas”, mencionou a publicação.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também se pronunciou. “Que os ancestrais te recebam, Tuíra. Seguiremos aqui honrando sua luta”, escreveu em uma publicação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto após matar ex e agredir enteada em Itumbiara. Vídeo

Itumbiara, em Goiás, viveu mais um episódio chocante de violência. No sábado (14/2), um homem matou a ex?mulher a tiros, agrediu a filha...

Homem embriagado tenta fugir com mulher sobre o capô, agride delegado e é preso em Mucuri

Mucuri: homem é preso após discussão de casal, embriaguez ao volante e agressão a delegado Um homem de 29 anos foi preso em flagrante...

Caso Epstein: Paris apura possíveis crimes relacionados a franceses

A Procuradoria de Paris anunciou neste sábado (14/2) a nomeação de magistrados responsáveis pela análise de provas que possam incriminar cidadãos franceses após...