Acordo: Janones pede desculpas por chamar Kim Kataguiri de nazista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal André Janones (Avante-MG) emitiu um pedido de desculpas ao também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), após tê-lo chamado de “nazista” em junho deste ano nas redes sociais. Esse gesto de retratação foi resultado de um acordo judicial entre os dois parlamentares.

Em sua postagem de desculpas na plataforma X, Janones afirmou que não teve a intenção de ofender Kataguiri. Ele destacou: “Não sendo minha intenção desonrar o requerente nos acontecimentos relatados, por isso apresento este pedido de desculpas”, conforme trecho da nota divulgada.

Janones também enfatizou que nutre máximo respeito por seu colega, apesar das diferenças ideológicas existentes entre eles.

“Expresso, ainda, o máximo respeito à figura do requerente como colega legislador de relevância, mesmo que nossas perspectivas ideológicas e partidárias sejam distintas, reconhecendo-o como um cidadão íntegro, sem que haja qualquer conhecimento de minha parte sobre algo que manche seu comportamento até a presente data”, declarou Janones.

Em uma publicação datada de 5 de junho, Kataguiri havia criticado Janones e o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol-SP), por recomendar o arquivamento da denúncia de “rachadinha” no Conselho de Ética da Câmara contra Janones, na condição de relator. Em resposta a essa postagem, o deputado mineiro mencionou que “poderia” rebater Kim, porém afirmou que “não dialoga com nazistas”.

A declaração de Janones fazia alusão a um comentário de Kim no programa Flow Podcast em 2022. Na época, questionado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) se considerava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo, o parlamentar respondeu afirmativamente. Posteriormente, ele se retratou e reconheceu sua fala como “absurda”.

Diante da ofensa proferida por Janones, Kim solicitou uma indenização de R$ 20 mil por danos morais na esfera judicial. No entanto, o desfecho do acordo entre os dois deputados consistiu na publicação de um pedido público de desculpas por parte de Kanones, seguido da exclusão da postagem em questão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF faz buscas contra vazamento de dados de autoridades da Receita Federal na Bahia

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (17) em endereços nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia,...

Suspeito de tráfico internacional de drogas é preso durante operação de Carnaval no Jardim das Margaridas

Um homem investigado por tráfego internacional e interestadual de drogas, além de associação para o tráfico, foi preso na tarde desta segunda-feira (16)...

EUA: Jesse Jackson, ativista dos direitos civis, morre aos 84 anos

O pastor Jesse Jackson, um dos mais influentes líderes dos direitos civis dos Estados Unidos, morreu aos 84 anos. O falecimento foi anunciado...