O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no sábado, 10 de agosto, que as tropas ucranianas invadiram o território da Rússia. Esta é a primeira vez que o país reconhece oficialmente um ataque ao território russo desde o início da guerra em fevereiro de 2022.
Em um discurso em vídeo, Zelensky declarou que a Ucrânia está realizando ações para “levar a guerra para o território do agressor”. Segundo o exército russo, aproximadamente 1.000 soldados e mais de 20 veículos blindados e tanques ucranianos estão envolvidos na incursão terrestre.
“Hoje, recebi vários relatórios do comandante Syrskyi sobre as linhas de frente e nossas ações para levar a guerra para o território do agressor”, disse o presidente ucraniano. “A Ucrânia está mostrando que pode de fato restaurar a justiça e aplicar a pressão necessária sobre o agressor”, acrescentou.
Além disso, Zelensky agradeceu aos países parceiros pelo “sucesso na implementação de sanções contra a Rússia e aqueles associados a ela”. Para ele, essas medidas precisam ser sentidas semanalmente.
O presidente ainda anunciou que está preparando “novas medidas para restringir ainda mais o Estado russo”.
Rússia evacua região e afirma ter contido avanço das tropas ucranianas
O governo russo evacuou mais de 76 mil habitantes de áreas próximas à região de Kursk, palco da “incursão surpresa” de tropas ucranianas, de acordo com informações da agência de notícias estatal Tass divulgadas no sábado, 10 de agosto.
O Kremlin afirmou ter conseguido conter o avanço dos soldados ucranianos, que penetraram pelo menos 20 quilômetros no território russo desde terça-feira, 6 de agosto.

Facebook Comments