O Corinthians superou o Red Bull Bragantino por 2 a 1 nesta terça-feira (13), na primeira partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, realizada na Arena Nichenet, em Ribeirão Preto (SP). A Conmebol exige uma capacidade mínima de 20 mil torcedores nesta fase, no entanto, o público inferior a 12 mil pessoas poderia se acomodar até mesmo no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. No primeiro tempo, o time de Ramón Díaz foi dominante e precisou de apenas 15 minutos para abrir o placar e ampliar sua vantagem. Pedro Caixinha tentou reagir no segundo tempo, mas não foi o bastante para a virada.
Mesmo focado em fugir da zona de rebaixamento no Brasileirão, o time do Corinthians demonstrou um bom desempenho no primeiro tempo. Apesar de contar com um ataque inédito, a equipe conseguiu ser eficaz como há muito não se via, inclusive antes da temporada de 2024. A equipe precisou de pouco tempo para marcar e conseguir uma vantagem no placar.
Por outro lado, Pedro Caixinha soube como manter o Red Bull Bragantino vivo na disputa pela vaga nas quartas de final. Apesar da derrota nesta terça-feira, a equipe irá ao Neo Química Arena na próxima semana com disposição para buscar a classificação, mantendo suas chances vivas.
No início do primeiro tempo, enquanto as equipes ainda se estudavam, o Corinthians soube aproveitar um momento de desorganização do adversário. Talles Magno encontrou Pedro Raul livre dentro da área. O atacante chutou cruzado e contou com um desvio de Giovane para marcar. Uma situação distinta da observada no ataque corintiano, que tem falhado em converter muitas oportunidades ao longo da temporada.
Um gol cedo com participação de todo o trio ofensivo poderia ser o impulso necessário para uma mudança nos próximos jogos, e foi exatamente o que aconteceu. O Corinthians manteve uma marcação intensa, recuperando a posse de bola com Matheus Bidu. Ele cruzou para Pedro Raul, que mais uma vez foi decisivo, agora servindo a Thalles Magno, que concluiu com sucesso contra o goleiro Fabrício. Esse foi o segundo gol do jogador em dois jogos com a camisa do Corinthians.
A última vez que a equipe havia conquistado uma vantagem de dois gols foi contra o Atlético-GO, na oitava rodada do Brasileirão, duas meses atrás. Naquela ocasião, o time acabou cedendo o empate. Pedro Raul teve duas oportunidades de quebrar mais um tabu, o de vencer o Red Bull Bragantino..ResponseEntity aConverseiAI com a redação. Tenha uma boa performance The Corinthians performance and be successful.
O jogo teve uma pausa de quatro meses sem gols, mas Fabrício parou o ataque, e quando driblado, foi a vez de Eduardo se destacar. Do lado do Bragantino, o time contava com avanços individuais de Helinho ou Mosquera, porém sem sucesso aparente. Mesmo com tentativas de Sasha e Jhon Jhon, a defesa do Corinthians navegou tranquilamente pelo primeiro tempo da partida.
O técnico Pedro Caixinha viu a necessidade de mudanças e retornou do intervalo com a entrada de Thiago Borba, além da substituição de Mosquera por Vinicinho. Com três zagueiros em campo, o Red Bull Bragantino foi capaz de liberar o restante do time para o ataque. Sasha teve uma oportunidade clara, mas foi pego em impedimento, enquanto Hugo fez uma defesa impressionante.
Sob intensa pressão, a equipe da casa conseguiu diminuir a diferença. Vinicinho avançou pela esquerda e cruzou a bola. O zagueiro Gustavo Henrique teve azar e não conseguiu interceptar. A persistência do time de Bragança Paulista no ataque valeu a pena, e a bola acabou nos pés de Helinho, que marcou o primeiro gol para o Bragantino.
Com a reação do Bragantino, Ramón Díaz também agiu, colocando André Ramalho em campo para reforçar a defesa. O Corinthians, por sua vez, tentou manter pressão ofensiva. Essa estratégia acabou esfriando mais os avanços do Bragantino do que sendo benéfica para os corintianos.
Nos minutos finais, até o goleiro Fabrício se juntou ao ataque em busca do empate. Contudo, a superlotação ofensiva do Bragantino não surtiu efeito. O Corinthians pôde celebrar mais uma vitória, mesmo com o adversário mantendo suas chances vivas.
O Red Bull Bragantino receberá o Fortaleza no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 23ª rodada do Brasileirão, no próximo sábado, às 18h30 (horário de Brasília). Enquanto isso, o Corinthians terá um confronto direto na luta para escapar da zona de rebaixamento contra o Fluminense, no Maracanã, também no sábado, às 21h.
**FICHA TÉCNICA**
**RED BULL BRAGANTINO 1 x 2 CORINTHIANS**
**RED BULL BRAGANTINO**
Fabrício; Nathan Mendes (Thiago Borbas), Douglas Mendes, Eduardo Santos, e Luan Cândido; Jadsom (Gustavinho), Lucas Evangelista, Jhon Jhon (Lincoln); Helinho (Vitinho), Mosquera (Vinicinho), e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
**CORINTHIANS**
Hugo Souza; Félix Torres, Cacá, Gustavo Henrique; Matheuzinho, Raniele (Ryan), Charles (André Ramalho), e Matheus Bidu; Giovane (Pedro Henrique), Talles Magno (Garro), e Pedro Raul (Matheus Araújo). Técnico: Ramón Díaz.
**GOLS**
Giovane, aos 6 minutos, e Thalles Magno, aos 13 minutos do primeiro tempo; Helinho, aos 10 minutos do segundo tempo.
**CARTÕES AMARELOS**
Charles e Garro (Corinthians), e Jadsom (Red Bull Bragantino).
**ÁRBITRO**
Felipe González (CHI).
**PÚBLICO**
11.674 torcedores.
**RENDA**
R$ 1.190.475,00.
**LOCAL**
Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP).
*Com informações do Estadão Conteuúdo*
Publicado por Tamyres Sbrile
Comentários Facebook