Ratinho vai responder na Justiça pela acusação de incitação à homofobia no SBT

Publicado:

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – O apresentador Ratinho será alvo de um processo na Justiça Federal devido a uma acusação de incitação à homofobia em seu programa veiculado no SBT. O fato ocorreu aproximadamente há um ano, durante sua atração diária na emissora de Silvio Santos.

Os autos do processo foram analisados pela reportagem, e a decisão foi tomada pela 2ª Vara Criminal de Osasco (SP), seguindo um parecer favorável do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Entretanto, a Vara optou por transferir o caso para a jurisdição da Justiça Federal.

Conforme estabelece a legislação, os casos de homofobia são equiparados ao crime de racismo, com pena prevista de um a três anos de prisão, e são julgados nas varas federais. Ainda não há previsão para o julgamento do caso. A denúncia ao Ministério Público foi realizada pelo ativista Agripino Magalhães.

O acontecimento se deu em 26 de junho de 2023. Ratinho abordava a Parada Gay, evento tradicionalmente realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Carlos Massa, seu nome civil, expressou sua discordância em relação à realização da festividade naquele local.

“Deixa a Avenida Paulista para a família, para ir lá brincar com as crianças. Deixa a Avenida Paulista para as famílias. Faz a Parada Gay lá no diabo do sambódromo. Lá pode, porque na minha opinião, a Parada Gay é um outro carnaval dos infernos. Parada gay é um carnaval dos viados e das sapatões, é minha opinião”, afirmou.

Em depoimento prestado em 22 de março de 2024, durante o inquérito conduzido pela polícia, Ratinho assegurou que não teve intenção de ofender ninguém, apenas externou uma ideia em seu programa. O apresentador demonstrou surpresa por ter que responder judicialmente por esse motivo.

Ratinho também alegou em seu depoimento que apenas sugeriu que a Parada Gay fosse realizada em outro local, e não na Avenida Paulista, devido à proximidade de hospitais na região.

Questionado pela reportagem sobre a decisão judicial na quinta-feira (15), Ratinho, por meio de sua assessoria, declarou que não irá comentar sobre casos em andamento na Justiça.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camisas boxy são tendência pela versatilidade para uma rotina fashion

@nusantarastylefit/Instagram/Reprodução A moda está sempre em evolução, buscando novas formas de unir estilo e praticidade. As camisas com corte boxy, também conhecidas como corte...

Protesto bloqueia Estrada do Coco próximo ao Shopping Busca Vida

Um protesto causou congestionamento na Estrada do Coco, em Catu de...

Dente quebrado e pisão na cabeça: trio agride e ameaça adolescentes

Uma agressão chocante ocorreu em Pontalina, Goiás, na última sexta-feira. Três adolescentes foram apreendidos após ameaçarem e agredirem dois jovens em uma quadra...