Como é a transformação de cinzas em diamante, técnica que ex-mulher usou com Jô Soares

Publicado:

No recentemente lançado documentário ‘Um Beijo do Gordo’ (Globoplay), Flávia Pedras, ex-mulher do saudoso apresentador Jô Soares (1938-2022), revelou ter transformado parte das cinzas de Jô em um diamante. Em suas palavras: “Fiz isso. Está guardado em um cofre. Ainda não decidi o que fazer, mas quero criar uma peça de joalheria”, compartilhou. Ela descobriu essa técnica por meio de uma amiga que fez o mesmo com as cinzas do pai na Holanda.

Essa técnica, conhecida como biodiamantes, também é aplicada no Brasil. Isso é viável devido ao fato de que quase 20% do corpo humano é composto por carbono, elemento fundamental presente nos diamantes.

Um diamante tradicional se forma ao longo de milhões de anos nas camadas mais profundas da crosta terrestre, em um ambiente de alta pressão e temperaturas extremas. Em laboratórios especializados, o carbono é submetido a altas pressões, atingindo temperaturas de até 1.500°C. Inicialmente, o material se transforma em grafite e, posteriormente, se converte em cristais de diamante.

Segundo Mylena Cooper, CEO da The Diamond, empresa paranaense especializada nesse ramo, esses diamantes são produzidos em ambientes controlados, utilizando tecnologias avançadas. “As condições geológicas que resultam na formação de diamantes naturais são replicadas de forma química, física e ótica, resultando em diamantes idênticos aos extraídos da natureza”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

Para a produção de um diamante a partir de cinzas de cremação, são necessários aproximadamente 200 gramas de material. Já para utilizar cabelos humanos ou pelos de animais, a quantidade de material biológico necessária é reduzida para 10 gramas. O custo do processo varia a partir de cerca de R$ 4 mil e é possível incluir o biodiamante em diversos itens, como cordões, colares e brincos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preta Gil pode ser homenageada com nome de rua em Salvador; entenda como funciona

A vereadora Aladilce Souza, do PCdoB, propôs uma mudança significativa em Salvador: a renomeação de uma avenida para homenagear Preta Gil, que faleceu...

China: temporais deixam ao menos 2 mortos e 10 desaparecidos; vídeo

Na província de Shandong, na China, o desespero tomou conta após intensas tempestades que deixaram ao menos duas pessoas mortas e dez desaparecidas....

Vídeo: Polícia Civil invade a casa do rapper Oruam no RJ

Na calada da noite, a residência do rapper Oruam, localizada no Joá, Rio de Janeiro, foi invadida por uma operação da Polícia Civil....