Joe Biden é relegado a coadjuvante de Kamala Harris na convenção democrata dos Estados Unidos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Joe Biden nas Mãos de Kamala Harris na Convenção Democrata dos EUA

Há algumas semanas, Joe Biden estava destinado a ser o nomeado como candidato democrata na convenção do partido. Agora, seu papel de destaque foi reduzido ao de coadjuvante de Kamala Harris, a nova candidata à Casa Branca nas eleições de novembro. A transição não foi fácil para Biden, considerando um dos maiores revés políticos na história dos Estados Unidos. No entanto, comprometeu-se a apoiar Harris em sua jornada como a candidata democrata, combatendo as intenções de Donald Trump de retornar ao poder. Harris aceitará formalmente a indicação em uma cerimônia marcada para o horário nobre de quinta-feira.

“Taylor Swift” – Segundo William Galston, do grupo de analistas políticos Brookings Institution, o discurso de Biden na abertura da convenção tem um ar de “coadjuvante de Taylor Swift”, fazendo referência à popular diva pop. Galston afirmou que “esse não será um discurso fácil”. Biden, como todos os presidentes americanos, busca deixar sua marca na história. O cientista político afirmou: “Estou seguro de que ele entende que suas chances de ser considerado um presidente bem-sucedido aumentam consideravelmente se Kamala Harris o suceder”.

O ex-presidente Donald Trump, conhecido por suas críticas ácidas, não perdeu tempo em tecer comentários irônicos sobre o destino de seu antigo rival. Durante um evento de sua campanha, Trump afirmou que Biden nem sequer recebeu um bom lugar para falar na convenção democrata, chamando a segunda noite do evento de “a pior”. Trump, que teve que ajustar sua estratégia de campanha com a entrada de Kamala Harris na disputa, acusou a vice-presidente de tentar derrubar Biden.

“Buscando trabalho” – Biden optou por se afastar após encerrar sua campanha à presidência em julho. Enquanto Harris participava de reuniões partidárias, o democrata passava períodos em sua casa de férias em Delaware. Em certo momento, ele afirmou com certa desdém sobre si mesmo devido à sua atuação atual. “Os convidei para a Casa Branca, pois estou buscando trabalho”, declarou a um grupo de influenciadores em um evento recente. No entanto, ele também demonstrou sinais de frustração durante uma entrevista à rede CBS, admitindo ter desistido devido à pressão de suas próprias fileiras.

“Em paz” – Após seu discurso na convenção, Biden planeja tirar férias, se poupando das cenas potencialmente amargas da nomeação de Harris. O Partido Democrata, que apoiou sua decisão de desistir da corrida presidencial, provavelmente o receberá calorosamente. O desafio agora é fazer um discurso que eleve Kamala Harris, sem sobrecarregá-la com questões de sua própria administração. Harris tem menos de três meses para marcar sua presença na campanha, começando a apresentar sua plataforma nesta sexta-feira, com foco na economia.

Para Joe Biden, todo esse processo pode parecer mais como uma espécie de desfile de honra. William Galston opina que “podemos estar vendo um Biden mais próximo de estar em paz com tudo isso do que imaginamos”.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump ...

Cinco sinais de que os EUA podem atacar o Irã a qualquer momento

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Cinco sinais de que os EUA podem atacar o Irã a qualquer momento ...

Ex-presidente sul-coreano pede desculpas após condenação à prisão perpétua

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Ex-presidente sul-coreano pede desculpas após condenação à prisão perpétua ...