Cinquenta estudantes universitários foram escolhidos para a primeira edição do Programa Estágio Legislativo Deputado Jovem Universitário 2024, nesta segunda-feira (19). A colaboração entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) proporciona aos estudantes a oportunidade única de vivenciar de perto as funções da casa legislativa, desde a elaboração de projetos de lei até a representação da sociedade baiana em plenário.
No primeiro contato com a AL-BA, os estudantes exploraram as instalações da casa e participaram de atividades relacionadas ao processo legislativo.
Na terça-feira (20), às 9h, ocorreu a cerimônia de posse dos estudantes, onde puderam iniciar sua experiência como parlamentares. A partir desse momento, os universitários passaram a desempenhar seu “mandato” como deputados, enfrentando etapas que envolvem a formação de chapas eleitorais e a constituição da Mesa Diretora dos trabalhos.
Além disso, os estudantes terão a oportunidade de debater e votar em propostas de lei em comissões e em plenário, seguindo regras e regimentos internos semelhantes aos do processo legislativo real.
Durante essa jornada parlamentar, que se estenderá até quinta-feira (22), os estudantes não apenas simularão o processo legislativo, mas também se tornarão protagonistas, assumindo o papel de jovens deputados. Eles terão a chance de apresentar suas ideias, influenciar decisões e, assim, fortalecer tanto a sua formação educacional quanto o exercício da cidadania.
De acordo com Larissa Lima, coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, os jovens selecionados participarão de diversas atividades.
“Eles passam por um processo de seleção, elaboram um projeto de lei com base nas demandas de suas regiões e, durante quatro dias, participam da eleição da Mesa Diretora do Deputado Jovem Universitário e da divisão de comissões temáticas, de acordo com os temas abordados em seus projetos de lei, além de outras atividades”, explicou.
Comentários Facebook