Aos 79 anos, morre Margarita Pericás, primeira-dama de Curitiba

Publicado:

Aos 79 anos, faleceu Margarita Pericás Sansone de Macedo, primeira-dama de Curitiba, nesta terça-feira (20/8). Ela estava internada desde o início de agosto e veio a óbito devido a complicações de um linfoma.

A triste notícia foi confirmada pelo prefeito Rafael Greca (PSD) por meio de suas redes sociais. Na última sexta-feira (16/8), Greca havia informado sobre a gravidade do estado de saúde de Margarita.

“Com profunda tristeza e meu coração curitibano dilacerado, comunico o falecimento de minha amada Margarita Elizabeth Pericás Sansone de Macedo. Que os Anjos e os Santos a acompanhem com cânticos de glória até a cidade Santa de Jerusalém. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida. Viverá para sempre em mim e em todos que a amam”.

O velório da primeira-dama está agendado para quarta-feira (21/8) às 10 horas. Às 15h, será realizada uma missa em sua homenagem, seguida pelo sepultamento no túmulo da família Bernardo Pericás Moya, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

O prefeito solicita que, em vez de coroas em homenagem à primeira-dama, sejam feitas doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disque Solidariedade (156).

Margarita, além de primeira-dama, era jornalista, escritora e foi a pioneira presidente da Fundação de Ação Social (FAS).

Margarita Sansone foi uma figura de destaque em diversas áreas, do social ao cultural, passando pelo Jornalismo, destacando-se em todos os ambientes que frequentou.

Atuação na FAS

Entre 1993 e 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, Margarita Sansone fundou e presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), órgãos responsáveis por uma administração pública solidária e inovadora.

Ela criou programas sociais como o Vale Vovó (benefício para idosos), Carrinheiro Cidadão, Fazenda Solidariedade (de apoio a pessoas em recuperação de dependência química), FAS Trabalho, Vilas de Ofícios, Liceus de Ofícios, FAS SOS, Educadores de Rua e a Pousada de Maria, primeira instituição do Brasil voltada ao acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...

Morte no lixão e lesões graves: DF tem 1 acidente de trabalho por hora

Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, refletimos sobre uma realidade alarmante: a cada hora, um...

Onze pessoas são esfaqueadas em supermercado nos Estados Unidos

Em uma tarde trágica, onze pessoas se tornaram vítimas de um ataque violento em um supermercado Walmart localizado em Traverse City, Michigan. O...