O encontro entre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorreu nesta quinta-feira (21/8) no Palácio do Planalto, em Brasília. Após a reunião, o líder do Executivo gaúcho expressou que sai do encontro “com otimismo”, mas identificou um “descompasso” entre as ações de auxílio anunciadas pelo governo federal e o que está sendo efetivamente implementado.
“A conversa foi produtiva, o presidente ouviu com atenção, percebo muita boa vontade e disposição. Apesar de manter divergências e ter a visão de que alguns pontos poderiam avançar com maior agilidade, saio otimista do encontro, com a expectativa de que o governo tome as medidas necessárias”, destacou Leite.
Na semana passada, durante sua visita ao Rio Grande do Sul, houve troca de críticas públicas entre o presidente e o governador. Em uma entrevista à Rádio Gaúcha, Lula mencionou que Leite “nunca está satisfeito” e “deveria ser grato”.
Nesta quinta-feira, o governador fez uma nova referência à declaração do presidente. “Agradeço, mas não deixo de demandar, criticar, se for necessário”, afirmou Leite.
“Entendo que como governador de um estado que enfrentou uma grave crise, necessita de apoio total e recebeu apoio, é importante salientar: existe uma desconexão entre o suporte anunciado e o que está sendo de fato concretizado no dia a dia”, ressaltou Leite.
“Minhas críticas não têm como único propósito atacar o governo. Faço críticas para que façam ajustes, melhorias, aprimoramentos e, consequentemente, entreguem à população o que eles mesmos se comprometeram a fazer”, complementou o governador.
A reunião abordou temas como o programa de manutenção de empregos e renda no estado, bem como o suporte aos produtores do setor agropecuário.

Facebook Comments