Eleições: 282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro nas urnas

Publicado:


Centenas de Candidatos Utilizam Nomes de Lula e Bolsonaro Nas Eleições

O Tribunal Superior Eleitoral autoriza os candidatos a utilizarem apelidos e nomes pelos quais são reconhecidos para concorrer nas eleições. Dessa forma, muitos postulantes escolheram nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste pleito.

Um levantamento feito pelo Metrópoles apontou que 282 candidatos nas eleições de 2024 estão adotando um dos dois polos políticos. A análise se baseou em dados do TSE, considerando candidatos que adotaram nomes de urna com os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.

Nas eleições de 2022, Lula e Bolsonaro foram concorrentes na disputa pelo Palácio do Planalto. O pleito foi marcado por polarização, refletindo-se no percentual de votos. Segundo informações do TSE, Lula saiu vitorioso no segundo turno com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro, em uma diferença de 2,13 milhões de votos.

Entre os 78 candidatos com nome de urna relacionado ao ex-presidente, apenas cerca de 9% possuem o sobrenome. Esse grupo inclui Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que busca mais um mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que concorre ao cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).

Já dos 194 candidatos que adotarão “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% possuem o nome registrado assim no documento de nascimento.


Ex presidente Jair Bolsonaro recebe ti%CC%81tulo de cidada%CC%83o luzianense da Ca%CC%82mara de Vereadores de Luzia%CC%82nia 11

3 imagens

WhatsApp Image 2024 08 18 at 12.42.48 1

tse 3

Nos estados brasileiros, São Paulo se destaca pelo maior número de candidatos que buscam se eleger nas eleições municipais utilizando o nome de Jair Bolsonaro. São 22 postulantes nessa situação. É relevante lembrar que na eleição presidencial de 2022, Bolsonaro obteve 55,24% dos votos válidos no estado paulista, enquanto Lula alcançou 44,76%.

Por outro lado, a Bahia desponta como o estado com o maior contingente de candidatos que adotam o nome do atual presidente para atrair eleitores nas eleições deste ano, totalizando 36 postulantes. Assim como em São Paulo, Lula foi a preferência na Bahia, conquistando 72,12% dos votos válidos, em comparação com os 27,88% obtidos por Bolsonaro.

O prazo final para os candidatos às eleições municipais deste ano registrarem suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral foi até a última quinta-feira (15/8). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é permitido aos candidatos utilizar como nome de urna o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou o nome pelo qual são mais conhecidos.

Segundo informações da Corte Eleitoral, um total de 457 mil candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador foram registradas. Agora, esses nomes serão avaliados pela Justiça Eleitoral, que irá determinar quais candidatos poderão estar presentes nas urnas eletrônicas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes diz que Trump atentou à soberania do Brasil e ao STF

Alexandre de Moraes, em uma decisão que impôs uma série de medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, apontou que as declarações do ex-presidente dos...

Vídeo: Leila Pereira chama Dudu de covarde por ausência em julgamento

Na última sexta-feira, o drama envolvendo Dudu e a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, ganhou novos contornos durante o julgamento do jogador na...

Veja plano de segurança que protegeu Bolsonaro ao colocar tornozeleira

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto ...