Advogados baianos debatem rumos da advocacia em evento na capital

Publicado:

Diversos grupos de advogados na Bahia, operantes em Salvador e no interior do estado, se reuniram para discutir questões relacionadas à advocacia, compartilhando ideias e enfrentando os desafios cotidianos da profissão por meio da troca de experiências. Além disso, foram abordadas perspectivas para o progresso da área, com exemplos de ações que já demonstram resultados positivos e projetando o que está por vir nos próximos encontros, que ocorrerão regularmente.

O encontro contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre advogados experientes, jovens e recém-formados, realizado em um centro empresarial na capital baiana na noite da última terça-feira (20).

Um dos projetos que vem tendo um impacto significativo no estado é o Jovem Advocacia Dativa. O advogado criminalista Levy Moscovits, mediador do encontro, utilizou essa iniciativa como um exemplo de como a determinação pode fazer a diferença. “Desenvolvemos esse projeto rapidamente, e logo em seguida já estávamos realizando reuniões com os alunos interessados. Fomos indicados ao prêmio Innovare e atualmente estamos desenvolvendo atividades com jovens profissionais, auxiliando-os a atuar na área criminal. Já estamos presentes em 20 comarcas que não contam com a Defensoria Pública”, destacou.

Cláudio Melo, advogado trabalhista e conselheiro da OAB-BA, elogiou o encontro. “É o momento de reunirmos ideias, ouvirmos nossos colegas e compartilharmos experiências para exercermos nossa profissão com mais dignidade.”

O advogado Ibsen Noronha Fernandez, mestre em ciências penais, trouxe um exemplo prático na busca pela dignidade no exercício do direito. “Muitas vezes enfrentamos dificuldades em nosso dia a dia, quando poderíamos discutir soluções diretamente com o judiciário. Soluções práticas e eficazes para a melhoria do sistema jurisdicional como um todo”, afirmou. Noronha foi seguido na mesma linha por David Bellas, advogado, e pelo ex-presidente da OAB e procurador da cidade de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo.

Os advogados Yves Freire (trabalhista) e Abel Martins Guerra Lima (criminalista) compartilharam experiências pessoais na advocacia para ilustrar possíveis melhorias. Enquanto Yves abordou a realidade da Justiça do Trabalho, Abel trouxe exemplos seus e de colegas. “É comum ouvirmos que servidores e juízes não estão receptivos aos advogados, mas em vez de fechar portas, precisamos construir pontes, convidar ao diálogo e mudar esse cenário que não precisa perdurar”, ressaltou.

Destaque da noite, Aline Batista Moscovits, mestre e doutoranda em educação, enalteceu a presença das mulheres no primeiro encontro do grupo de advogados. “Estamos unidas e não buscamos superioridade. Queremos colaborar juntas, com todos, pelos mesmos direitos, em pé de igualdade”, afirmou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial de folga flagra furto e duas mulheres são presas em Camaçari

Duas mulheres foram presas na manhã deste sábado (11) após cometerem um furto no centro comercial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador....

Metanol na bebida: Polícia de SP analisa celulares de oito suspeitos

A Polícia Civil de São Paulo está analisando os celulares de oito pessoas suspeitas de participar de um esquema de adulteração e falsificação...