Candidaturas negras em Salvador alcançam maior marca da história e chega a 86% dos registros; confira

Publicado:

Terra do axé e do acarajé, a cidade mais negra fora da África, Salvador está em busca de uma maior representatividade do povo negro na política local. Nos registros de candidaturas, a capital baiana parece estar cada vez mais próxima desse objetivo. Dos 845 candidatos em Salvador este ano, 86,88% (702) são pessoas declaradamente negras, representando a maior porcentagem da história desde o início dos cadastros de autodeclaração racial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014.

 

Os dados foram coletados pelo Bahia Notícias através do TSE, comparando os pleitos de 2024, 2020 e 2016. Foram consideradas as candidaturas para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador. A definição de negro foi baseada no inciso IV do artigo 1º da Lei 12.288, que estabelece o Estatuto da Igualdade Racial, incluindo pardos e pretos na categoria de negros.

 

As declarações raciais para as eleições deste ano foram distribuídas da seguinte forma:

– Pardos: 361 (42,72%)
– Pretos: 341 (40,35%)
– Brancos: 136 (16,09%)
– Indígenas: 4 (0,47%)
– Não informado: 3 (0,35%)

 

Em termos numéricos, os pleitos de 2016 e 2020 apresentaram um número maior de candidaturas negras em comparação com 2024, com 894 e 1.608 registros, respectivamente. No entanto, em termos proporcionais, as eleições de oito anos atrás alcançaram 83,47% de representatividade, enquanto em 2020 esse número foi de 80,03%.

 

Vale destacar que este ano marca a primeira eleição municipal com a aplicação de cotas para candidaturas e uso do fundo eleitoral. Confira a lista da quantidade de candidatos negros por partido/federação neste ano:

– Avante: 37
– Cidadania: 9
– DC: 40
– MDB: 38
– Mobiliza: 32
– Novo: 26
– Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV): 40
– PCB: 1
– PCO: 2
– PDT: 36
– PL: 31
– PMB: 41

 

Salvador, como mencionado anteriormente, é a cidade mais negra fora da África. A capital da Bahia, com mais de 2 milhões de habitantes, tem 83,2% da população se autodeclarando negra, enquanto os brancos representam 16,5%.

 

**Representatividade na Política**
Em 2020, para a Câmara Municipal de Salvador, 30 vereadores autodeclarados negros foram eleitos, sendo 17 pardos e 13 pretos. O atual prefeito Bruno Reis (União) e a vice Ana Paula Matos (PDT) também foram eleitos, ambos se declarando pardos para a Justiça Eleitoral.

 

No entanto, para as eleições deste ano, Bruno Reis alterou sua autodeclaração para branco. O atual vice-governador e candidato à prefeitura, Geraldo Jr (MDB), que em 2020 foi eleito vereador em Salvador, também fez a mesma mudança. O Bahia Notícias realizou um levantamento sobre os candidatos que modificaram sua autodeclaração racial, clique aqui para ler.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Federal cumpre mandado de busca em desdobramento de 8ª fase da Operação Overclean

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (6) um mandado de busca e apreensão em Sumaré, São Paulo. Essa ação faz parte da...

PM-BA prende dupla e recupera carro roubado durante ronda em Candeias

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) prendeu dois homens e recuperou um carro roubado durante uma ronda na...

Aline Barros e Bruna Karla são confirmadas em festival gratuito em São Sebastião do Passé

Grandes nomes da música evangélica estarão em destaque na 4ª edição do Festival de Cultura Evangélica, que acontecerá em São Sebastião do Passé,...