O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil informou que 30 cidades do estado de São Paulo estão em alerta máximo devido a queimadas. Todas essas cidades registraram focos ativos de incêndio até o início desta sexta-feira (23/8).
Entre as cidades em alerta estão: Alumínio, Araraquara, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Iacanga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São Bernardo do Campo, São Simão, Sertãozinho, Taquarituba, Torrinha e Ubarana.
Situação de Emergência
Devido à onda de calor intensa e à baixa umidade do ar, o governo de São Paulo estabeleceu um gabinete de crise para monitorar os focos de incêndio e coordenar as ações de combate às chamas.
A “Operação SP Sem Fogo” conta com a participação de técnicos da Defesa Civil e das secretarias do estado de São Paulo, incluindo as Secretarias de Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para gerenciamento da situação.
Devido à gravidade dos incêndios em larga escala, algumas rodovias precisaram ser fechadas como medida de segurança.
Nesta sexta-feira (23/8), dois trabalhadores de uma usina em Urupês perderam a vida enquanto lutavam para conter um incêndio no local.
A Defesa Civil enfatiza que ao avistar um foco de incêndio ou fumaça intensa, é fundamental evacuar o local imediatamente em segurança. A população também deve acionar rapidamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) para reportar a situação.

Facebook Comments