EUA afirmam que ratificação da vitória de Maduro pelo Supremo não tem credibilidade

Publicado:

Os Estados Unidos da América declararam que a confirmação da vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais pelo Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela não é confiável. Em comunicado, o Departamento de Estado afirmou que “Essa resolução não tem credibilidade, considerando as evidências esmagadoras de que González recebeu a maioria dos votos”, referindo-se a Edmundo González Urrutia, representante da maior coligação da oposição.

Foi ressaltado que os registros “disponíveis publicamente e verificados de forma independente mostram que os eleitores venezuelanos escolheram Edmundo González como seu futuro líder”. O Departamento de Estado salientou que “A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada. Agora é hora dos partidos venezuelanos iniciarem conversas sobre uma transição pacífica e respeitosa, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”.

O Tribunal Supremo de Justiça, controlado por juízes simpatizantes do chavismo, confirmou recentemente que Maduro saiu vitorioso nas eleições contestadas de julho. A decisão vem após Maduro ter solicitado esse processo, que nunca foi conhecido, e convocado os dez ex-candidatos presidenciais para comparecer ao TSJ.

Os Estados Unidos enfatizaram que “As tentativas contínuas de reivindicar fraudulentamente a vitória de Maduro só agravarão a crise atual” e pediram ao presidente venezuelano que “liberte aqueles que foram detidos por exercerem seu direito à liberdade de expressão”.

Por fim, o Departamento de Estado afirmou que “Os Estados Unidos e a comunidade internacional continuarão a apoiar os eleitores venezuelanos, cuja vontade e direitos têm sido constantemente minados desde 28 de julho. Estamos prontos para apoiar um processo inclusivo liderado pela Venezuela para restaurar as normas democráticas”.

*Fonte: EFE

Por Carolina Ferreira

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enviado de Trump para o Oriente Médio visitará pontos de distribuição de comida em Gaza

Steve Witkoff, enviado especial do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, embarca em uma missão humanitária crucial em Gaza nesta sexta-feira. A...

Trump expressa ‘descontentamento’ pelo reconhecimento internacional do Estado palestino

O presidente Donald Trump manifestou claramente seu descontentamento em relação ao recente reconhecimento do Estado palestino por líderes de França, Reino Unido e...

Trump cobra 17 farmacêuticas por medidas para redução de preços de medicamentos nos EUA

Em uma atitude incisiva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, direcionou uma carta a 17 líderes das maiores farmacêuticas do mundo, exigindo...