Em meio a um desempenho bem-sucedido nas Copas, o Corinthians enfrenta dificuldades no Brasileirão. O time de São Paulo mais uma vez não conseguiu sair da zona de rebaixamento, onde tem lutado para escapar desde o início do campeonato. A derrota para o Fortaleza, agora líder da competição, neste domingo à tarde, no Castelão, foi um golpe para o Corinthians, que mostrou evolução no segundo tempo do jogo. Mesmo com diversas tentativas de gol, a equipe saiu derrotada, ampliando a sequência negativa no torneio. O gol da vitória por 1 a 0 do Fortaleza foi marcado por Yago Pikachu nos momentos finais da partida.
O Corinthians tem se saído melhor nas competições de mata-mata do que no Brasileirão. Isso fica evidente na sequência de seis jogos sem vitória no campeonato nacional, o que totaliza mais de um mês sem conquistar os três pontos. A última vitória foi diante do Bahia em 21 de julho. Desde então, a equipe acumulou quatro empates e duas derrotas. Com 22 pontos, o Corinthians está na zona de rebaixamento, precisando torcer para que seu rival, São Paulo, vença o Vitória. Caso os baianos derrotem os paulistas no Morumbi, ultrapassam o Corinthians na tabela.
O Fortaleza continua sua trajetória de sucesso no Brasileirão. Mesmo sem apresentar seu melhor futebol, a equipe conseguiu impor-se no final do jogo, mostrando eficácia mesmo em momentos de menor brilhantismo. Com 48 pontos em 24 partidas, a equipe cearense conquistou a liderança pela primeira vez, ultrapassando o Botafogo, vice-líder com 47 pontos.
Esta é a primeira vez na história do campeonato que uma equipe nordestina alcança a liderança do Brasileirão no formato de pontos corridos. O time comandado por Vojvoda é o único mandante invicto do campeonato. A partida foi uma prévia do confronto das quartas de final da Copa Sul-Americana, onde as duas equipes se enfrentarão em breve em busca de uma vaga nas semifinais da competição continental.
No Castelão, mais de 50 mil torcedores assistiram a um primeiro tempo sem grande emoção. As equipes criaram poucas oportunidades de gol e os goleiros tiveram pouco trabalho. Com limitações técnicas, Pedro Raul não alcançou um cruzamento de Matheus Bidu para abrir o placar, frustrando o técnico Ramon Díaz. Ele lamentou, mas o jogo seguiu e o Fortaleza saiu com a vitória.
O Fortaleza teve que lidar com a ausência de Talles Magno, substituído devido a uma lesão no ombro no início da partida. Destacando-se entre as jogadas do time, uma finalização de Felipe Jonatan se destacou nos primeiros 45 minutos.
A qualidade e a emoção do jogo foram intensificando-se na segunda etapa, à medida que as equipes passaram a atacar mais do que apenas se estudar em campo. O Corinthians teve oportunidades de definir a vitória em ataques rápidos, porém desperdiçou todas, com destaque para uma chance clara de gol com Yuri Alberto, que falhou na finalização diante do goleiro João Ricardo.
Os visitantes pecaram na frente e acabaram punidos pela eficácia do Fortaleza, que teve um pênalti a seu favor anulado após revisão do VAR, que detectou que Cacá não derrubou Lucero. A decisão não afetou os mandantes, já que Lucero e Yago Pikachu resolveram a partida.
A situação se reverteu quando o centroavante argentino, Lucero, conhecido pelo faro de gol, fez o papel de garçom para o ponta, posicionado como goleador, marcar o gol que levou os 50 mil torcedores presentes no Castelão a comemorarem a vitória, em um momento histórico para o Fortaleza, cuja equipe é bem conduzida pelo argentino Juan Pablo Vojvoda.
**FORTALEZA 1 X 0 CORINTHIANS**
**FORTALEZA**
João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic, Cardona e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Hércules (Emmanuel Martínez) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Lucero (Renato Kayzer) e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
**CORINTHIANS**
Hugo Souza; Félix Torres (Romero), André Ramalho e Cacá; Matheuzinho, Ryan (Raniele), Charles (Giovane), Rodrigo Garro e Matheus Bidu; Talles Magno (Igor Coronado) e Pedro Raul (Yuri Alberto). Técnico: Ramón Díaz.
GOL
Yago Pikachu, aos 31 minutos do segundo tempo.
**ÁRBITRO**
Felipe Fernandes de Lima.
**CARTÕES AMARELOS**
Hércules, Cardona, André Ramalho, Charles, Renato Kayzer.
**PÚBLICO**
51.297 torcedores.
**RENDA**
R$ 1.283.676,00.
**LOCAL**
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira*

Facebook Comments