SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiram neste sábado (24) uma declaração de repúdio em relação à atitude de vereadores de São Bernardo do Campo (SP) em relação a um repórter do Diário do Grande ABC.
O profissional, Artur Rodrigues, estava cobrindo uma sessão ordinária da Câmara Municipal quando foi abordado por Paulo Chuchu e Lucas Ferreira, ambos do PL, que lhe questionaram sobre em qual candidato ele pretendia votar.
Conforme o comunicado do sindicato, Rodrigues informou aos vereadores que o voto é secreto, porém foi questionado novamente pelos parlamentares, que chegaram a perguntar se ele era simpatizante do PT. Segundo o relato, Paulo Chuchu começou a bater em uma arma que trazia na cintura, advertindo o jornalista a “ter cuidado com a resposta”.
Depois do episódio, Rodrigues relatou a ocorrência à chefia do jornal e, na sexta-feira (23), formalizou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
Em comunicado, o sindicato e a Fenaj declararam repúdio veemente à ameaça sofrida por Rodrigues e exigiram que sejam tomadas medidas imediatas pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual, “com o intuito de investigar e punir a intimidação ocorrida, além de garantir a livre prática do jornalismo e da liberdade de imprensa”.
Comentários Facebook