Para Galípolo, BC está “dependente de dados” para definir Selic

Publicado:

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, declarou que a definição da taxa básica de juros do país, a Selic, está condicionada à análise cuidadosa do atual panorama econômico, sendo o BC “dependente de dados”.

No evento de celebração dos 125 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina, Galípolo mencionou que o Banco Central adotou uma postura conservadora, interrompendo o ciclo de redução da taxa de juros, em resposta ao contexto econômico vigente. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, responsável por fixar a Selic, está programada para os dias 17 e 18 de setembro.

Para Galípolo, os indicadores apontam que a economia no Brasil está “aquecida e dinâmica”, ao contrário do que está acontecendo nos Estados Unidos, onde a atividade econômica está demonstrando sinais de desaceleração.

O candidato à presidência do BC, Gabriel Galípolo, listou diversos fatores que corroboram esse crescimento no Brasil, como a menor taxa de desemprego em uma década, aumento de 12% na renda em relação a 2022, expansão do crédito, maior utilização da capacidade industrial em 10 anos, vigor do setor de serviços e previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3% em 2024.

Preocupações com Inflação

Galípolo ressaltou que o papel do Banco Central atualmente é garantir que esse avanço nos indicadores, que resulta em crescimento da demanda, não ocorra de forma desordenada em relação à oferta, a ponto de gerar um processo inflacionário capaz de erodir o aumento da renda.

O diretor também observou que as expectativas de inflação no mercado permanecem “desancoradas”, ou seja, não estão convergindo para a meta de 3% estabelecida para este ano. Por esse motivo, o BC interrompeu o ciclo de redução da taxa de juros e passou a depender dos dados disponíveis.

Galípolo enfatizou que o Banco Central irá “analisar os dados a cada reunião do Copom” para que os membros do comitê possam tomar decisões relacionadas à Selic, mantendo-se “abertos a todas as alternativas apresentadas na política monetária”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Último dia da festa da Padroeira reúne milhares de fiéis na Esplanada

A 27ª edição da Festa de Nossa Senhora Aparecida, realizada na Esplanada dos Ministérios, chegou ao fim neste domingo (12/10) com a missa...

A caminho de Israel, Trump afirma que a guerra em Gaza acabou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12/10), enquanto viajava para Israel, que a guerra na Faixa de Gaza chegou...

Mbappé explica por que demorou para se juntar ao Real Madrid

Kylian Mbappé, craque do Real Madrid, sempre expressou sua admiração pelo clube espanhol. No entanto, ele levou nove temporadas para finalmente se transferir...