Projetos que reduzem poderes de ministros do STF têm votação adiada na Câmara dos Deputados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

**Projetos na Câmara dos Deputados têm votação adiada**

Na terça-feira (27), a votação de propostas que visam reduzir os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi adiada na Câmara dos Deputados devido a pedidos de vista feitos por parlamentares do PT, do Psol e do PCdoB. Duas propostas de emenda constitucional e dois projetos de lei foram afetados, com seus relatórios discutidos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A presidente da CCJ, Caroline de Toni (PL-SC), concedeu vista, adiando a volta dos projetos à pauta para a segunda semana de setembro.

A atuação na CCJ limita-se à análise da constitucionalidade das matérias, não abordando o mérito. Caso as PECs sejam aprovadas, seguirão para comissões especiais que requerem autorização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Dentre as medidas propostas na CCJ, insere-se a limitação de decisões individuais de ministros do STF, a possibilidade do Congresso Nacional anular decisões do Supremo e a expansão da lista de práticas consideradas crimes de responsabilidade por ministros da Corte.

Os projetos foram resgatados na Câmara após o STF suspender o pagamento de emendas parlamentares até definição, pelo Congresso, dos critérios de transparência e rastreabilidade dos recursos. Um acordo entre os Três Poderes foi estabelecido na semana anterior, com os detalhes sendo definidos em conjunto pelo Palácio do Planalto, Câmara e Senado.

Destaca-se a PEC mais avançada em discussão na CCJ, que proíbe as chamadas decisões monocráticas, proferidas por um único magistrado. O projeto, de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), foi aprovado no Senado em 2023, abarcando o STF e outros tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nunes aciona plano de contingência após tumulto em megablocos de SP

Meta descrição: A Polícia Militar de São Paulo orientou moradores, foliões e motoristas a evitar a região da Rua da Consolação, no Centro,...

Deputados apresentam projeto para impedir que Suzane von Richthofen seja inventariante da fortuna do tio

Uma decisão da Justiça de São Paulo, nomeando Suzane von Richthofen como inventariante do espólio do médico aposentado Miguel Abdalla Netto, morto em...

Autor diz que Sarah Ferguson, ex de Andrew, teria dormido com Epstein

Sarah Ferguson e Epstein: novos e-mails reacendem dúvidas sobre possível relação amorosa O portal britânico Express noticiou, neste domingo, que Sarah Ferguson pode ter...