Resgatar o lugar de Prado na história. Esse foi o objetivo do evento realizado nesta quinta-feira (22), em frente ao Palácio do Turismo, no centro da cidade, em comemoração aos 521 anos de Descobrimento do Brasil.
A ideia surgiu da releitura da Carta de Pero Vaz de Caminha, descrevendo a presença dos portugueses ancorando em solo pradense, onde hoje é conhecida a Praia da Barra do Cahy.
O avistamento do Monte Pascoal, possível apenas a partir desse ponto, já havia motivado a instalação, em 2017, de uma placa sinalizando esse marco histórico.
Para a Secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, “não restam dúvidas, de que os portugueses chegaram primeiro aqui [em Prado] e vamos resgatar nossa história”, destaca.
O evento contou com apresentações da Filarmônica Lira Pradense e dos índios pataxós, dançando o toré, uma espécie de ritual que une dança, religião, luta e agradecimento.
Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “esse trabalho de resgate e valorização do patrimônio histórico [pradense] é uma importante ferramenta para projetar o município do Prado para o mundo e reforçar os atrativos turísticos como destino”, reforçou.
O ato contou com a presença dos vereadores Odilei Matos, Zeca Cacique, Luciana da Lookgás e Doutor Wanderson, além dos secretários municipais, Neuziane Mascaranhas (Saúde), Cassio Cocobongo (Administração), Iracema Ribeiro (Turismo), Paulo Monte (Obras e Serviços Urbanos) e Lenilson dos Santos (Agricultura), Dr. Kleber Eduardo (delegado de Polícia), Gabriel Gonçalves (comandante do Pelotão da Polícia Militar de Prado), Dinorah Maria (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública), além representantes de famílias tradicionais do município, dentre outros.
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157718996222213]
Comentários Facebook