Eleições em SP: os candidatos à Prefeitura de São José do Rio Preto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


São Paulo — São José do Rio Preto, décima maior cidade de São Paulo, abriga um dos principais polos comerciais e industriais do interior paulista. Com um histórico de composições à direita, a cidade, localizada a 300 km da divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás, terá uma disputa eleitoral marcada pela influência do atual governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparecem de lados opostos na disputa.

Nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve 67,88% dos votos para a Presidência entre os rio-pretenses, enquanto Lula (PT) recebeu apenas 32,12%. Já Tarcísio de Freitas conquistou 68,34% dos votos na disputa pelo governo do estado, ante 31,66% de Fernando Haddad (PT). Com esses resultados, os candidatos à Prefeitura de São José do Rio Preto nas eleições deste ano buscam se aproximar dos dois políticos.

5 411
6 imagens

Itamar Borges (MDB)

Coronel Fábio Candido
Marco Rillo (PT)
Marcelo Zola (DC)
Bruno Menendez (PCO)
1 de 6

Dr. Valdomiro Lopes (PSB)

TSE

2 de 6

Itamar Borges (MDB)

TSE

3 de 6

Coronel Fábio Candido

TSE

4 de 6

Marco Rillo (PT)

TSE

5 de 6

Marcelo Zola (DC)

TSE

6 de 6

Bruno Menendez (PCO)

TSE

Disputando o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o deputado estadual Valdomiro Lopes da Silva Jr. (PSB) mantém distância de figuras influentes de sua própria legenda, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e a candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral. Valdomiro, que foi prefeito de Rio Preto entre 2009 e 2016, frequentemente aparece ao lado de Tarcísio nas redes sociais.

Itamar Borges (MDB), que também é deputado estadual e disputa a liderança, adota uma estratégia semelhante. Com candidatura anunciada pelo líder do partido, Baleia Rossi, Itamar conseguiu formar uma ampla coligação que inclui o partido de Tarcísio, o Republicanos, além de PP, Podemos, Solidariedade, União Brasil, PSD, PSDB, Cidadania, PRTB, PRD e Avante.

Itamar  já foi prefeito de Santa Fé do Sul, cidade a 200 km de São José do Rio Preto, e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo durante o governo de João Doria (sem partido). Nas eleições de 2024, ele recebe o apoio do atual prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que está no seu segundo mandato e não pôde entrar na disputa.

PL e PT tecnicamente empatados

No terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto está o Coronel Fábio Candido (PL), deputado estadual que faz parte da base de Tarcísio na Assembleia Legislativa (Alesp). Ele conta com o apoio oficial de Jair Bolsonaro, seu colega de partido, o que coloca o ex-presidente em um palanque oposto ao do governador. Além de Bolsonaro, Fábio Candido também explora o apoio do ex-ministro e senador Marcos Pontes (PL), natural de Bauru, cidade localizada a 200 km de São José do Rio Preto.

Coronel Fábio Candido está tecnicamente empatado com Marco Rillo (PT), ex-vereador da cidade. O PT nunca elegeu prefeito na cidade, mas participou da gestão municipal entre 2001 e 2004, quando Maureen Cury foi vice-prefeita de Edinho Araújo (PPS). Durante o mandato de Cury, Rillo foi secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e secretário de Serviços Gerais.

Em quinto e sexto lugares nas pesquisas estão, respectivamente, Marcelo Zola (DC) e Bruno Menendez (PCO). Zola é advogado e foi candidato a vice-prefeito na cidade pelo PRTB em 2020, recebendo o apoio do candidato à prefeitura da capital Pablo Marçal (PRTB).

Já Menendez é estudante e estreia na política nas eleições deste ano. Ao todo, São José do Rio Preto tem seis candidatos à prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética:  

  • Bruno Menendez (PCO) – 29
    Vice: Beatriz Carvalho (PCO)
  • Coronel Fábio Candido (PL) – 22
    Vice:  Fabio Marcondes (PL)
  • Dr. Valdomiro Lopes (PSB) – 40
    Vice: Professora Rosicler Quartieri (PSB)
  • Itamar (MDB) – 15
    Vice: Dr. Crivellin (PSD)
  • Marcelo Zola (DC) – 27
    Guto Bragada(DC)
  • Marco Rillo (PT) – 13
    Carlos Alexandre (PCB)

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA impõe sanções contra empresas ligadas ao petróleo da Venezuela

Em 31 de dezembro, a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, mirando...

Brasileira registra tensão após acidente de trem a caminho de Machu Picchu; uma pessoa morreu e 40 ficaram feridos

A turista brasileira Laís Torgeski, natural de Rondônia, registrou momentos de tensão durante uma colisão entre dois trens na rota para Machu Picchu,...

Após acidente grave, motorista de Anthony Joshua pode ser processado

O boxeador Anthony Joshua esteve envolvido em um grave acidente na Nigéria na última segunda-feira, 29/12, quando sua SUV Lexus colidiu com um...