Brasil recebe Equador com a missão de vencer e se recuperar nas Eliminatórias

Publicado:


des20240905005

Há quatro jogos sem vencer nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil recebe o Equador nesta sexta-feira (6), em Curitiba, com a missão de se reencontrar com a vitória para subir na tabela. A Seleção precisa dos três pontos para apagar o incêndio das últimas três derrotas no ano passado, quando era dirigida por Fernando Diniz. A equipe vem de um empate em casa com a Venezuela (1 a 1) e derrotas em sequência, diante de Uruguai 2 a 0), Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0), um retrospecto negativo inédito nas Eliminatórias. O Brasil tem apenas sete pontos em seis rodadas e ocupa apenas a sexta posição na competição, a última que dá vaga direta no Mundial de 2026.

A chegada do técnico Dorival Júnior no início de 2024 parecia ter dado fôlego à Seleção, mas a lua de mel durou pouco: até a eliminação nas quartas de final da Copa América, em julho, diante do Uruguai. Embora as Eliminatórias sejam longas, com 18 rodadas, o Brasil precisa voltar aos trilhos e recuperar seu prestígio. “Espero (…) que possamos buscar uma recuperação dentro da competição. É fundamental”, disse Dorival, que fará sua estreia nas Eliminatórias.”

Endrick titular

Sem Neymar, ainda se recuperando de uma grave lesão no joelho, o técnico apostou novamente no trio de ataque do Real Madrid: Vinícius Júnior (candidato à Bola de Ouro), Rodrygo e Endrick. Este último, de 18 anos, ainda não é titular absoluto da Seleção, mas deve começar jogando contra o Equador por conta da lesão de Pedro, que deve ficar vários meses afastado. Dorival quer blindar Endrick das altas expectativas, assim como deve fazer com outra revelação do Palmeiras, o atacante Estêvão, de 17 anos, que foi convocado pela primeira vez.

Para o primeiro jogo desta rodada dupla das Eliminatórias, às 22h00 (horário de Brasília), no estádio Couto Pereira, a Seleção vai recorrer à base construída desde a saída de Diniz. O elenco conta com sete jogadores que atuam no futebol brasileiro, incluindo o meia-atacante Lucas Moura, do São Paulo, convocado de última hora para substituir Savinho, do Manchester City.

Equador estreia novo técnico

O momento ruim do Brasil pode beneficiar a estreia do técnico argentino Sebastián Beccacece no comando do Equador, que demitiu o espanhol Félix Sánchez após a eliminação nas quartas de final da Copa América diante da Argentina. Beccacece assume a seleção de um país que se consolidou como exportador de talentos nos últimos anos, mas que decepcionou no torneio continental. Os equatorianos ocupam a quinta colocação nas Eliminatórias, mas nunca somaram pontos pela competição em solo brasileiro. Para quebrar essa escrita, o treinador argentino disse que quer “mudar o que tem a ver com o passado e ter um futuro melhor”.

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson – Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães, Guilherme Arana – Bruno Guimarães, André, Lucas Paquetá – Rodrygo, Endrick, Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.
Equador: Hernán Galíndez – Félix Torres, Willian Pacho, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán – Moisés Caicedo, Alan Franco – John Yeboah, Kendry Páez, Jeremy Sarmiento – Enner Valencia. Técnico: Sebastián Beccacece.
Árbitro: Facundo Tello (ARG).

*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Keller

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O voo do Carcará: a saga do bicampeonato baiano que quebrou os padrões do futebol estadual

Em 2021 e 2022, o cenário do futebol baiano foi saboreado de uma forma surpreendente: nenhum dos gigantes Bahia ou Vitória dominou a...

Norris lidera treinos livres do GP da Hungria de F1

No emocionante cenário do Grande Prêmio da Hungria, Lando Norris se destacou nas duas sessões de treinos livres, conquistando a liderança com uma...

Bahia confirma lesão e Erick Pulga será desfalque nos próximos jogos; saiba mais

Uma baixa significativa para o elenco de Rogério Ceni. O Bahia confirmou que o atacante Erick Pulga sofreu uma lesão muscular na região...