Na Antena 1, Pedro Tourinho fala sobre novo centro de convenções, revitalização do Centro Histórico e equipamentos culturais em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Entrevistado do Bahia Notícias no Ar, programa da rádio Antena 1 Salvador (100.1 FM), na manhã desta sexta-feira (6), o secretário de Cultura e Turismo da capital baiana, Pedro Tourinho, atualizou diversos temas ligados à pasta. Durante o bate-papo com os apresentadores Mauricio Leiro e Rebeca Menezes, o titular da Secult falou sobre a instalação de um novo Centro de Convenções no subsolo da prefeitura e apresentou números em relação aos equipamentos culturais da cidade.

“É uma crescente, no primeiro trimestre de 2023 nós tivemos 40 mil visitantes nos equipamentos da prefeitura. No primeiro trimestre de 2024, nós tivemos 145 mil. Ou seja três vezes mais pessoas vindo visitar os equipamentos da prefeitura”, iniciou.

“Além disso o projeto habitacional que é um projeto que a gente conseguiu um grande financiamento com o BID, nós vamos fazer o retrofit de 30 casarões ali na área do Comércio para moradia e pra comércio de uso misto. E o trabalho que estamos fazendo nos últimos meses é abrir um Centro de Convenções no Centro Histórico. Isso também é a grande virada do turismo no centro histórico, é ter um centro de convenções ali, centro de convenções funcionará embaixo da prefeitura. Ali tem uma estação da Coelba que a gente vai tirar e vai fazer o centro de convenções de médio porte. Mas imagina quantas milhares de pessoas vão lá pra eventos corporativos o ano inteiro, as pessoas vão ficar hospedadas no Comércio”, acrescentou durante o bate-papo.

DISTRITO DO CENTRO HISTÓRICO
O secretário municipal também ressaltou a criação do “Distrito Cultural do Centro Histórico” e as ações realizadas pela prefeitura na região. De acordo com Tourinho, a violência e sensação de insegurança foi um dos fatores que motivou a decisão.

“Sobre o Centro Histórico, o primeiro trimestre de 2023 foi o pior trimestre da história do Centro Histórico em ocorrência de furtos, roubos e ocorrência policial. Decidimos de uma forma muito corajosa criar o Distrito Cultural do Centro Histórico no sentido de colocar mais esforço nessa estratégia do Centro. Não só esforço financeiro como também esforço estratégico. Primeiro foi a ideia da zeladoria, dobrando as equipes, Limpurb, de iluminação, ordenamento público”, disse.

“Segurança foi mais que dobrada, aumentou por dez. Guarda Municipal hoje está praticamente a maior parte dela tá no Centro Histórico. Um mês depois que a gente fez essa atuação, já caiu 80% das ocorrências policiais. Ou seja, já ficou seguro, limpo, iluminado, ordenado e fizemos programação cultural”, finalizou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei Felca: Prefeitura de Salvador cria programa de combate à adultização e à cyberpedofilia

Meta descrição: Salvador sanciona a Lei Felca para combater a adultização e a cyberpedofilia, com campanhas de educação digital, divulgação do Disque 100...

Além do carro de Alcione, saiba o que os bandidos levaram no assalto

Roubo de carro de Alcione no Rio: motorista permanece ileso e polícia investiga Um assalto violento no início da tarde desta quinta-feira (8/1) resultou...

Suspeito de envolvimento nas mortes de dois vizinhos no extremo sul da Bahia é preso

Porto Seguro, Bahia — Erivan Ferreira de Lima, um dos suspeitos de participação na morte de dois vizinhos na cidade, foi preso na...