Formosa do Rio Preto, localizada no Extremo Oeste da Bahia, é o município que apresenta o maior número de focos de incêndio no estado neste mês de setembro, representando 13% do total de queimadas. As informações são provenientes do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram contabilizadas nesta quarta-feira (11).
Riachão das Neves e Cocos, também situados na região Oeste, ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugares em número de incêndios no estado neste mês, representando 6,3% e 6,2% do total de registros. Já em Muquém do São Francisco, também no Oeste, as equipes já estão há 26 dias combatendo o incêndio que atinge a Serra do Cipó.
A área atingida pelo fogo já ultrapassa os 6 mil hectares, o equivalente a 6 mil campos de futebol, conforme informações divulgadas pela TV Oeste. Equipes do 17º Corpo de Bombeiros de Barreiras estão atuando na região de Muquém do São Francisco para conter as chamas.
Os incêndios também estão sendo registrados em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis e Santa Rita de Cássia, todas na mesma região. O Oeste baiano enfrenta um período de escassez de chuvas, com cinco meses sem ocorrência de precipitações significativas.
Facebook Comments