CNH: 53% dos proprietários de motocicleta não têm habilitação

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, aproximadamente 17,5 milhões (53,8%) não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) necessária para conduzir esses veículos. Os resultados do estudo indicam que esse cenário pode ser atribuído ao custo acessível dos veículos, ao aumento do compartilhamento de veículos, ao aluguel de motocicletas e às dificuldades de acesso à CNH por parte da população, entre outros fatores.

Os dados revelam que, do total de motociclistas, 80% são homens, com a maioria na faixa etária de 40 a 49 anos. Já entre aqueles que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.

Participação na Frota Nacional

Atualmente, as motocicletas correspondem a 28% da frota total no país. Segundo o levantamento, essa porcentagem pode chegar a 30% nos próximos seis anos. O estado com a maior proporção de motocicletas é o Maranhão, onde estima-se que 60% da frota total de veículos sejam motos. Em seguida, aparecem Piauí (54,5%), Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%). A alta representatividade desses veículos em estados do Norte e Nordeste é justificada por questões econômicas, geográficas e culturais.

Em números absolutos, São Paulo lidera com 7 milhões de veículos registrados, seguido por Minas Gerais (3,5 milhões), Bahia (2 milhões), Ceará (1,9 milhão) e Paraná (1,8 milhão). O relatório aponta que esses números podem ser explicados pelo tamanho das populações locais e pela diversidade de meios de transporte disponíveis.

Infrações e Segurança

Após uma diminuição nos registros de infrações cometidas por motociclistas durante a pandemia de Covid-19, o número voltou a crescer. Em 2023, foram emitidas 1,3 milhão de multas. Até julho de 2024, mais de 638 mil autos de infração já haviam sido emitidos. Aproximadamente 80% das multas estão relacionadas à falta de uso ou uso inadequado de equipamentos de segurança, como o não uso de capacete, que responde por cerca de 43% dessas infrações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do capacete pode reduzir o risco de morte em 37% e de lesões graves na cabeça em cerca de 69%.

Acidentes de Trânsito

O estudo também aponta que pelo menos 25% dos acidentes e mais de 30% das mortes no trânsito envolvem motocicletas. Diante desses números, destaca-se a importância da implementação e cumprimento de políticas públicas e estratégias de mobilidade voltadas para a segurança viária, visando promover um trânsito mais seguro para todos, principalmente para os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Com informações da Agência Brasil.

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