Arthur Lira anuncia apoio a Hugo Motta para sucessão na presidência da Câmara dos Deputados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tornou público durante uma reunião de líderes seu apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sucedê-lo na presidência da Casa. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (11) e foi confirmado pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (PT-MG), conforme divulgado pelo Metrópoles.

“O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), revelou hoje, durante um almoço com líderes partidários, seu respaldo à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu sucessor, considerando-o um nome qualificado para promover a unidade na Casa”, divulgou Cunha.

Compartilhe esse conteúdo pelo WhatsApp!

Até a semana passada, o favorito de Lira para receber seu apoio era o deputado Elmar Nascimento (União). No entanto, após negociações, principalmente conduzidas pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), o parlamentar baiano acabou sendo preterido na disputa. O deputado paulista, que era um dos candidatos, retirou seu nome da corrida eleitoral na semana passada e apoiou a candidatura de Motta.

Com a desistência de Lira, Elmar Nascimento e o outro candidato à presidência da Casa, Antônio Britto (PSD), iniciaram conversas visando uma possível união de forças. O pessedista chegou a compartilhar uma foto com Elmar na noite de segunda-feira (9), indicando uma aliança entre os dois contra Motta.

De acordo com o Bahia Notícias, a proposta é que as candidaturas dos baianos sejam mantidas, porém, mais adiante, haja um consenso em torno de um único nome. Neste momento, cresce a possibilidade de Elmar apoiar Brito na disputa, uma vez que o líder do PSD na Casa encontra menos resistência por parte do Planalto.

Os termos do acordo, segundo aliados dos parlamentares, seguiriam o modelo da relação entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, também um “ex-rival” político, Geraldo Alckmin (PSB).

A “união dos baianos” deve envolver um diálogo intenso com as bancadas para “resolver diferenças” entre os grupos. Mesmo sem revelar quem será o candidato na disputa e se adotarão a estratégia de dois nomes na eleição, lideranças próximas indicaram que qualquer movimento acontecerá após uma “aliança” mais ampla para garantir o sucesso da estratégia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anderson Talisca descarta retorno ao Bahia nesta janela de transferências: “Agora não”

Anderson Talisca, ex-Bahia, não voltará ao futebol brasileiro nesta janela de transferências. Em entrevista ao portal UOL, o atacante deixou claro que o...

Galvão Bueno é internado para realização de exames após mal-estar

Galvão Bueno está internado na Santa Casa de Londrina, no Paraná, nesta quinta-feira (25), em observação após apresentar mal-estar na noite de quarta-feira...

Campeã brasileira de ginástica rítmica, Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

A ginasta Isabelle Marciniak morreu, na última quarta-feira (24), aos 18 anos. A Federação Paranaense de Ginástica confirmou o falecimento da atleta, que...