A articulação entre o PSDB-Cidadania e o Solidariedade para a criação de uma federação está avançando. Em meio a intensos debates em Brasília, alguns estados ainda têm dúvidas quanto ao direcionamento, mas o presidente nacional do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força, indicou que o desfecho deve ser positivo.
“Estamos bem em relação à parceria entre os partidos. Temos tido várias conversas e reuniões. Durante esse período eleitoral, houve uma pausa devido ao foco em votos e financiamento. Planejamos retomar as discussões após as eleições. Nossa intenção é concluir essa etapa ainda este ano para começarmos o próximo ano com a federação pronta para as eleições de 2026”, afirmou ao Bahia Notícias.
Apesar de estarem em lados opostos na Bahia, a federação é vista com bons olhos no cenário nacional. Para o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), as legendas não devem enfrentar problemas com essa união. O movimento tem progredido em Brasília, com reuniões entre as lideranças dos partidos ocorrendo desde o início de maio.
No estado da Bahia, o Solidariedade é presidido pelo deputado estadual Luciano Araújo. Para Viana, a relação partidária é excelente. “Luciano Araújo é um deputado muito sério e trabalhador. Seria um prazer colaborar ao lado dele nessa jornada, caso formemos a federação com o Solidariedade”, ressaltou Adolfo ao Bahia Notícias.
Segundo Luciano, a relação entre Solidariedade e PSDB é a melhor possível. Apesar de coincidir com a opinião de Adolfo Viana, Araújo observou que o caminho para concretizar essa união na Bahia será longo. “Nunca discutimos a federação aqui na Bahia. Houve uma conversa sobre as eleições de 2026 em Brasília, porém, de acordo com a cúpula nacional, nada está definido”, comentou.
Algumas questões precisarão ser resolvidas, uma vez que o Solidariedade faz parte da base do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, com os deputados estaduais Luciano Araújo e Pancadinha (que age como oposicionista) e sem representação federal. Já os membros do PSDB, além de Viana na Câmara dos Deputados, têm três parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) – Jordâvio Ramos, Tiago Correia e Pablo Roberto – e estão na oposição no estado.

Facebook Comments