Justiça multa Flávio Matos em R$ 8 mil e determina exclusão de vídeos contra Caetano: “Ultrapassam liberdade de expressão”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A juíza Maria Claudia Salles Parente, da 170ª Zona Eleitoral, aplicou multa de R$ 8 mil ao candidato a prefeito de Camaçari, Flávio Matos (União), por conta de vídeos publicados nas redes sociais que fazem “afirmações graves” contra o também candidato a prefeito, Luiz Caetano (PT). A decisão, expedida neste sábado (14), ainda determina a exclusão dos conteúdos. 

Os vídeos em questão trazem uma personagem intitulada “Fifi”, interpretada pela influenciadora digital Karoline Ribeiro, que afirma que o candidato petista deve à prefeitura “mais de 36 milhões”, “já desceu pro SPC” e que a “Caixa já protestou os boletos dela, fia; disse que não está achando onde foi gasto (sic) os 40 milhões da obra do rio, sumiu”. A personagem segue dizendo: “Quem mente pra você agora, vai te enganar de novo quando estiver no poder” e “quem já viu confiar em gente que responde a processo de corrupção?”.

No entendimento da juíza, as manifestações “ultrapassam a crítica política para constituírem afirmações graves, que representam conteúdo de propaganda negativa”. A magistrada ainda sinaliza que os conteúdos “ultrapassaram o exercício da liberdade de expressão para representar violação às regras estabelecidas para o pleito”.

Conforme a decisão, os conteúdos veiculados nas redes sociais receberam impulsionamento pago, em descumprimento à Lei nº 9.504/97 que veda propaganda eleitoral paga na internet de conteúdo negativo contra adversários políticos. O impulsionamento de conteúdos na internet é permitido apenas para promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações. 

“As normas que regem a propaganda eleitoral trazem a preocupação de garantia do necessário equilíbrio do pleito eleitoral, a assegurar a sua própria legitimidade, de maneira que não se admite a sua violação, através de interferências indevidas e que venham a comprometer a vontade soberana do eleitor”, diz trecho da decisão, que ainda cabe recurso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coaraci e Santo Amaro decidem título da 68ª edição do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues neste domingo

Final do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025: Santo Amaro da Purificação encara Coaraci neste domingo, 7, às 15h, em jogo de volta que define...

Associação de Supermercados pede no STF suspensão de lei que obriga distribuição de sacolas plásticas em Salvador; entenda

O STF negou, nesta sexta-feira (5), o pedido da Associação Bahiana de Supermercados (Abase) para suspender os efeitos da Lei Municipal n° 9.817/2024,...

TJ-BA cede antigos imóveis judiciários para prefeituras em contratos de uso gratuito

O Tribunal de Justiça da Bahia formalizou a cessão de três imóveis para uso das prefeituras de Serrinha e Macaúbas, no interior. A...