Relembre elogio de Lula sobre o Sol Nascente: “Onde está a favela?”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Apesar de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter considerado o Sol Nascente uma favela, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já ironizou a alcunha atribuída à região administrativa.

Em abril deste ano, Lula se disse surpreso com a estrutura do Sol Nascente.  “Eu fiquei olhando, [e perguntei] onde estava a favela?”, brincou.

Veja:

“Sol Nascente não tem nada a ver com aquilo que a gente conhece de favela em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará… isso aqui é melhor do que muitos bairros de classe média baixa em São Bernardo do Campo (SP)”, afirmou Lula.

A frase foi dita em cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) de Sol Nascente, que será construído na região.

IBGE

Nesta sexta-feira (8/11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Censo Demográfico 2022 – Favelas e Comunidades Urbanas. No levantamento, o instituto apontou as áreas com a maior extensão do Brasil – apontando que três ficam no DF.

O conceito de favelas e comunidades urbanas usado pelo IBGE engloba territórios populares originados das diversas estratégias populacionais para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às próprias necessidades de moradia, diante da insuficiência e da inadequação de políticas públicas e investimentos voltados à garantia do direito à cidade.

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsa, dólar, ouro. Veja o que mais rendeu (e o que afundou) em 2025

Ouro lidera retornos de 2025; Ibovespa, dólar e Bitcoin mostram diferentes trajetórias 2025 ficou marcado pelo ouro, que fechou o ano com retorno de...

Médico vascular aponta 6 vegetais que beneficiam a saúde das artérias

Vegetais ajudam a manter as artérias saudáveis, apontam especialistas Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas querem priorizar a saúde. As artérias...

Ao manual de hostilidades tributárias (por Everardo Maciel)

A crônica incapacidade do governo federal de equilibrar as contas públicas, aliada à expansão de gastos de cunho eleitoreiro, gerou uma rotina de...