STF: Mendonça pede destaque e julgamento sobre pena de Collor recomeça

Publicado:

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque no julgamento que trata da redução da condenação do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello por esquema de corrupção. Com isso, o julgamento recomeça, já que o processo sai do plenário virtual e vai para o plenário físico.

A Corte já havia formado maioria para manter a pena em 8 anos e 10 meses de prisão de Collor por corrupção passiva. Entretanto, com o pedido de destaque, o julgamento sobre recurso da defesa do ex-senador será reiniciado.

Não há previsão para que a matéria seja levada ao plenário físico do STF.

A primeira decisão foi dada em maio de 2023. Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão; e os empresários Pedro Paulo Leoni Ramos e Luis Pereira Duarte de Amorim, respectivamente, a 4 anos e 1 mês e a 3 anos. Todos recorreram da sentença após a publicação.

A votação do recurso foi interrompida em junho deste ano, por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. O julgamento havia sido paralisado pelo pedido de vista de Dias Toffoli em fevereiro.

O processo teve origem na Operação Lava Jato. A primeira decisão do STF considerou Collor culpado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele recebeu R$ 20 milhões de forma ilícita para viabilizar contratos da BR Distribuidora — antigamente vinculada à Petrobras — com uma empresa de engenharia para construir bases de distribuição de combustíveis.

 » Read More

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irmão do governador de MT morre após sofrer acidente com trator

Na manhã de 31 de julho de 2025, um trágico acidente ceifou a vida de Jamil Mendes Ferreira, irmão do governador de Mato...

Estupros e mortes por lesão corporal aumentam em SP, mostra SSP

Nos primeiros meses de 2025, São Paulo presenciou um aumento alarmante nas estatísticas de crimes. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelou dados...

Estudo: vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas

Um recente estudo publicado na revista Nature trouxe à tona uma descoberta surpreendente: infecções por vírus respiratórios comuns, como o da gripe e...