Bahia apresenta avanços da Neurocirurgia do estado durante evento do G20

Publicado:

Neste sábado (16), o Rio de Janeiro foi palco de um evento internacional do G20 voltado para a neurociência, reunindo líderes e especialistas de renome mundial. Representando a Bahia, o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Karlos Figueredo, participou do encontro, onde apresentou os avanços que colocam o estado como referência em neurocirurgia no Brasil.

Figueredo destacou o modelo implementado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, considerado referência no Nordeste pela estrutura de alta complexidade e inovações. Durante sua apresentação, ele enfatizou o uso de tecnologias como neuroendoscopia, neuronavegação, laboratório 3D e realidade virtual, que possibilitam procedimentos de ponta, como neurocirurgia funcional, vascular, e oncológica. Entre os resultados apresentados, está o aumento expressivo de atendimentos: mais de mil cirurgias realizadas em 12 meses e 5.704 consultas ambulatoriais no mesmo período?.

“Os investimentos do Governo da Bahia têm transformado a saúde no estado, garantindo que unidades como o Clériston Andrade ofereçam tratamentos de alta complexidade antes restritos às capitais. Isso reflete nosso compromisso com a interiorização e a modernização do atendimento”, destacou Figueredo.

Outro ponto de destaque foi a implementação de um serviço integrado de neurocirurgia, incluindo adoção de tecnologias avançadas, como o sistema de videoangiografia intraoperatória, de forma pioneira no Estado da Bahia. Essas inovações qualificaram os resultados cirúrgicos e tratamento de condições graves, além de aumentar a precisão dos procedimentos ?.

A apresentação ocorreu no painel “Saúde Cerebral e Triagem: Da Ciência à Política”, que reuniu especialistas internacionais para discutir desafios e soluções globais no campo da neurociência, em especial do desafio da interiorização da alta complexidade. 

“O Governo da Bahia tem obtido resultados de sucesso, em especial na Neurocirurgia. A Bahia, com seus avanços, se posiciona como referência em gestão e inovação na saúde pública, destacando-se não apenas no cenário nacional, mas também no internacional”, ressalta o superintendente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Caetité decreta situação de emergência após fortes chuvas

O município de Caetité enfrentou um forte temporal na última sexta-feira (7), que provocou alagamentos nas ruas, arrastou veículos e causou...

Bahia possui mais de 103 mil estudantes concluintes do ensino médio inscritos no Enem

Mais de 103 mil estudantes do ensino médio da rede pública da Bahia se inscreveram para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)...

Ministério da Saúde autoriza início das obras do Hospital Universitário de Paulo Afonso por meio do Novo PAC

Nesta sexta-feira (7), o Ministério da Saúde anunciou a autorização para a construção do novo hospital universitário de Paulo Afonso, localizado na região...