PSol pede prisão de Bolsonaro e Braga Netto por tentativa de golpe

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) dois pedidos de prisão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto, que atuou como ministro da Defesa e da Casa Civil durante a administração do líder da direita e foi candidato a vice na chapa à reeleição derrotada em 2022.

As petições foram enviadas após a Polícia Federal (PF) prender um grupo acusado de planejar um golpe de Estado e as mortes do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Além dos pedidos de prisão, o PSol solicitou buscas e apreensões contra Bolsonaro e Braga Netto, e a quebra de sigilos telefônicos de ambos.

No pedido, parlamentares da sigla de esquerdam apontam o ex-presidente e o general como incentivadores de golpistas, que agiram contra a democracia em 8 de janeiro, e tiveram papel central no planejamento do golpe.

A deputada federal Erika Hilton, líder da bancada do Psol na Câmara dos Deputados, afirmou que a operação desta terça deixa claro que Bolsonaro e Braga Netto não só conspiraram contra a democracia no Brasil, assim como participaram de um plano que visava assassinar autoridades públicas.

“Lideranças desse grupo ainda são livres e capazes de promover mais crimes e atrapalhar as investigações. Não tem como admitirmos, enquanto sociedade, que os criminosos como estes estejam livres, dentro da política e ainda pleiteando anistia”, disse Hilton.

Bolsonaro e Braga Netto sempre negaram participação no suposto planejamento de um golpe de Estado após a vitória eleitoral de Lula.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...