Pará: PF faz operação contra criação ilegal de gado em terra indígena

Publicado:


A Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, nessa terça-feira (19/11), a Operação Boi Pirata, cujo objetivo é combater a criação ilegal de gado na Terra Indígena Apyterewa e sua venda a frigoríficos a partir de fraudes na documentação.

As autoridades cumpriram sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São Félix do Xingu, Tucumã, Redenção e Parauapebas no Pará. Também foram objetos de buscas duas fazendas utilizadas na prática dos crimes e as casas dos investigados.

A investigação é baseada no Relatório Boi Pirata, que revelou uma grande quantidade de bovinos movimentados da Terra Indígena Apyterewa para fornecedores diretos dos frigoríficos, o que indica a prática de triangulação, por meio de suposta inserção de informações falsas em Guias de Trânsito de Animais (GTAs).

Os investigadores acreditam que foram registradas GTAs de saída da Apyterewa para fornecedores e intermediários “com finalidade declarada de engorda e destes para os frigoríficos com a finalidade de abate, apenas para ocultar a origem ilegal dos animais movimentados”.

Segundo a PF, “a movimentação real dos bovinos não corresponde à registrada nas guias, isto é, eles não transitam de fato pelas fazendas intermediárias – ou, ainda que transitem, não são efetivamente engordados nas fazendas intermediárias”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barroso diz que STF defende Moraes, mas sem escalar conflito com os EUA: “Faz mal ao país”

Em um momento delicado nas relações internacionais, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, manifestou-se sobre a defesa institucional...

VÍDEO: Aviões da Esquadrilha da Fumaça colidem durante treinamento e aeronave fica destruída após queda

Durante um treinamento aéreo na manhã de quarta-feira, 30, dois aviões da Esquadrilha da Fumaça colidiram nos céus de São Paulo, especificamente entre...

Governo Lula se solidariza com Moraes e condena tarifaço de Trump ao Brasil

Em uma manifestação contundente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta quarta-feira (30/7), sua indignação em relação à recente decisão do...