A Associação Cultural Esportiva Capoeira Liberdade de Alcobaça (ACECLA), com apoio da Suzano e outras empresas locais, realizou no dia 9 de novembro, o Encontro Nacional de Capoeiristas e 30º Batizado e Troca de Cordas, em Alcobaça. O evento reuniu em torno de 250 capoeiristas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com o organizador Nailton Farias Vieira, mais conhecido como Mestre Alegria, o encontro movimentou a cidade com oficinas, vivências, apresentações de mestres famosos, troca de cordas, batizado, orquestra de berimbaus e música aovivo. “Foi uma grande festa a esta expressão cultural afro-brasileira, que é tradição no nosso Estado e país”, afirma o mestre.
A Associação Capoeira Liberdade promove o ensino da capoeira há três décadas em Alcobaça. O projeto social trabalha junto às crianças de jovens da região, valores como a solidariedade, a cooperação e o respeito mútuo. “Além do ensino da capoeira, também formamos cidadãos de bem, inclusive trabalhando temas como as drogas, violência, saúde e ética”, ressalta Mestre Alegria.
Participaram do evento, mestres e grupos de capoeira de Salvador, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Teixeira de Freitas, Nova viçosa, Helvécia, Ipiau, Caravelas, Prado, Petrópolis (RJ), Nanuque (MG) e Ipatinga (MG).
Para o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, o apoio da companhia ao evento está alinhado ao compromisso da Suzano em contribuir para o desenvolvimento social da região. “A capoeira tem um papel social importante na construção de bons valores em nossa sociedade. O apoio da empresa a este evento integra um esforço contínuo para fortalecer as riquezas culturais das regiões onde temos operações. Nós, na Suzano, temos um direcionador de cultura que é Gerar e Compartilhar Valor, por isso somos parceiros de diversos projetos que fomentam as potencialidades locais”, completa Elton.
Comentários Facebook