Droga até em creme de cebola: Aeroporto JK barrou embarque de 98 kg de pó

Publicado:


Aeroporto JK barrou o embarque de 98 kg de cocaína encontrados com passageiros ou em pertences dos que transitavam por lá somente este ano. Essa quantidade coloca o DF entre os quatro estados com mais apreensões da droga nos primeiros nove meses. No ano passado, de janeiro a outubro, a Receita Federal registrou 54,4 quilos apreendidos.

Brasília só fica atrás dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Fortaleza e Viracopos.

Um homem de 29 anos, em um voo para Orly, na França, foi pego com cerca de 5 kg de cocaína escondidos nas laterais da mala. Em setembro, um passageiro da Malásia foi preso com 4,1 kg de cocaína em uma mala com destino a Lisboa, Portugal, após agentes aduaneiros identificarem irregularidades.

Agentes encontraram sacos plásticos lacrados com um pó branco envolvido em papel carbono e embalados em camisas sociais. Um teste rápido confirmou ser cocaína.

Fiscal da Receita Federal, Berner Silva, explicou que traficantes têm usado o Aeroporto de Brasília para evitar a fiscalização, já que é ponto de conexão com várias capitais brasileiras e voos diretos para a Europa. Ele ressaltou a criação de fundos falsos em malas como método comum de transporte da droga pelos criminosos.

Berner mencionou que a Receita e a Polícia Federal contam com monitoramento avançado, cruzamento de dados para identificar passageiros suspeitos, scanner de malas, cães farejadores e narcotestes para identificar substâncias suspeitas.

Em outras apreensões, uma mulher de 51 anos foi detida com 2,3 kg de cocaína no fundo falso de sua mala. Já um jovem de 19 anos tentou viajar com mais de oito quilos da droga escondidos em embalagens de creme de cebola.

O crime de tráfico internacional de drogas prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão para quem for pego tentando embarcar com entorpecentes em voos internacionais.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRF1 designa juíza federal da Bahia para substituir desembargadora em turma e seção

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira, convocou a juíza federal Cynthia de Araújo Lima...

Orla entre Boca do Rio e Patamares pode ter câmeras com reconhecimento facial, diz diretor de concessionária

O diretor executivo da Concessionária Orla Brasil Salvador, Eduardo Sampaio, anunciou que a nova orla da capital baiana poderá contar com câmeras de...

Paolla Oliveira faz balanço sobre papel de Heleninha em Vale Tudo

Paolla Oliveira amanheceu nesta terça-feira (07) como uma das suspeitas pelo assassinato de Odete Roitman, mãe de Heleninha, sua personagem em Vale Tudo....