Conheça tempero que é um agente importante para garantir longevidade

Publicado:

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero milenar com reconhecidas propriedades medicinais e valor nutricional. Rico em curcumina, seu principal componente ativo, tem papel fundamental no combate a inflamações, no combate ao envelhecimento celular e na prevenção de doenças como câncer e problemas cardiovasculares.

Para entender o impacto desse ingrediente na saúde do organismo, a nutricionista Sabina Donadelli, especializada em longevidade saudável, destaca que a cúrcuma pode ser considerada um superalimento devido ao seu impacto positivo na função celular.

A curcumina é um cofator de transcrição essencial para a produção de enzimas envolvidas no processo de desintoxicação. Além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a cúrcuma é uma fonte rica em fibras, ferro, potássio, manganês e vitaminas do complexo B.

Estudos demonstraram que a cúrcuma apresenta potencial anticancerígeno, inibindo o crescimento de células tumorais. Entre outros benefícios, ela contribui para a redução de inflamações, melhora a saúde do coração, fortalece o sistema imunológico e protege o cérebro contra doenças como Alzheimer.

Além disso, a substância melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, regula o colesterol e combate o estresse oxidativo, sendo um aliado natural para a circulação e a prevenção de problemas vasculares.

Para usufruir dos benefícios da cúrcuma, recomenda-se um consumo diário entre 1 e 3 gramas, podendo ser combinada com outros alimentos que potencializem sua absorção. A combinação com pimenta-do-reino e gorduras saudáveis, como azeite ou óleo de coco, potencializa seus efeitos.

A versatilidade da cúrcuma permite sua inclusão fácil na rotina alimentar. Pode ser consumida em shots matinais ou adicionada no preparo de alimentos aquecidos para potencializar os benefícios da curcumina. É um ingrediente prático e saboroso para ser incorporado diariamente.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

O ex-presidente Jair Bolsonaro considera a possibilidade de pedir refúgio em uma embaixada no Brasil, caso seja condenado pela trama golpista de 2022....

Oposição e sindicato querem ir à Justiça contra PEC do Manejo

Deputados da oposição e o Sindicato dos Professores do Estado (Apeoesp) pretendem ir à Justiça contra a PEC do Manejo, que diminuiu o...

Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por xingamento a Elon Musk

Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por xingamento a Elon Musk A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou uma...