O curso “Jornalismo e Inovação”, promovido pelo Sinjorba em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), finalizou com sucesso sua primeira semana de atividades em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. A capacitação, parte do programa Jornalista do Futuro, foi realizada nas instalações da Uniasselvi e contou com uma participação expressiva de profissionais locais.
As aulas começaram no dia 21 de novembro, com a presença do presidente do Sinjorba, Moacy Neves, e da vice-presidente, Fernanda Gama, que também ministrou o conteúdo inicial. Durante a primeira semana foram abordados temas essenciais como Legislação Trabalhista da categoria, gestão de negócios, empreendedorismo e o uso de ferramentas digitais para a comunicação.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram sua relevância para promover a atualização e a requalificação da categoria.
Para a jornalista Michele Ribeiro, uma das alunas, é essencial que os profissionais se adaptem às novas demandas do setor. “Nós, jornalistas, precisamos nos moldar às novas exigências do mercado e, nesse contexto, o Programa de Qualificação Jornalista do Futuro é uma iniciativa transformadora, uma excelente ferramenta de aprendizado e um portal para novas perspectivas profissionais”, disse. Ela fez questão de agradecer ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia por viabilizar essa oportunidade.
Empolgado, o jornalista e radialista Samy Chagas disse que acredita que o curso terá impacto direto em sua rotina profissional. Para ele, trata-se de uma grande iniciativa para os jornalistas, que precisam estar inteirados sobre essas ferramentas de inteligência artificial. “A velocidade da informação hoje exige que dominemos ferramentas que contribuam com o nosso trabalho, como por exemplo, para identificar fake news. A IA permite que façamos uma varredura mais rápida e ágil, tão necessárias nesses tempos de instantaneidade da notícia”, declarou. Chagas também parabenizou ao Sinjorba e à Setre pela iniciativa.
Formação abrangente e inovadora
O curso “Jornalismo e Inovação” é apenas o primeiro de uma série de 12 capacitações que integram o programa Jornalista do Futuro, criado para atualizar os profissionais da comunicação em diversas áreas. O programa busca preparar os jornalistas para atuarem em um mercado cada vez mais dinâmico, aproveitando as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. A formação inicial, em particular, destaca as Inteligências Artificiais Generativas, como o Chat GPT e o Gemini do Google, além de outras ferramentas inovadoras que ampliam as possibilidades de atuação na área.
Essa foi a quarta turma do curso, que já havia sido realizado em Salvador (duas turmas) e Ilhéus. No próximo dia 27 de novembro, uma nova turma será iniciada em Feira de Santana. No total o curso beneficiará aproximadamente 200 jornalistas em todo o estado.
Parcerias locais
A realização da turma em Teixeira de Freitas contou com o apoio fundamental da Uniasselvi, que cedeu o espaço e a estrutura necessária para as aulas, com a colaboração direta da jornalista Michele Ribeiro, responsável pelo polo da instituição na cidade. O Sinjorba agradece também aos parceiros locais, como o restaurante Sabor da Carne, o Lord Plazza Hotel, o Jornal Teixeira News, além dos colegas Athylla Borborema, Ezequias Alves e Joãozinho Live, que contribuíram para o sucesso do evento.
Com essa proposta inovadora, o programa Jornalista do Futuro reafirma o compromisso do Sinjorba com a valorização e capacitação da categoria, abrindo novos horizontes para os jornalistas enfrentarem os desafios do mercado de comunicação atual.
Comentários Facebook