IGHB aciona MP-BA e acusa governo do estado de abuso de poder após corte nas verbas

Publicado:

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) acusou o secretário estadual de Cultura (Secult), Bruno Monteiro, de improbidade administrativa em denúncia realizada no Ministério Público da Bahia (MP-BA). A acusação ocorre após a pasta retirar o IGHB do edital do Fundo de Cultura da Bahia neste ano. A instituição afirma que a verba advinda do edital correspondia a 85% da receita total.

O advogado que representa o IGHB, Ricardo Nogueira, que também é diretor da entidade, acusou Bruno Monteiro de “abuso de poder” e disse que o secretário “extrapolou os limites” da discricionariedade na distribuição dos recursos públicos.

“A denúncia apresentada aponta que a suspensão dos recursos configura abuso de poder e desvio de finalidade, ferindo os princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, na aplicação dos recursos públicos”, disse Nogueira.

Segundo o IGHB, o instituto foi desclassificado do Fundo Cultural, ficando como suplente, como uma forma de “retaliação” devido a uma palestra promovida pela entidade com o ex-chanceler de Jair Bolsonaro (PL), Ernesto Araújo.

“A perseguição ideológica tem sido muito criticada pela sociedade civil por ser o IGHB uma entidade cultural apartidária, que recebe palestrantes de todas as visões, sobre assuntos dos mais diversos, além de ter completa autonomia didático-científica, de acordo com a legislação vigente”, afirmou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM prende homem por violência doméstica e apreende arsenal caseiro em Jucuruçu

Publicado: 15 Setembro 2025 Na tarde do último sábado (13), a Polícia...

Pretinho da Serrinha desiste de nome de turnê após notificação de banda baiana, diz colunista

O cantor Ângelo Vitor Simplício da Silva, conhecido como Pretinho da Serrinha, teve que alterar o nome...

Semana tem anistia em discussão no Congresso, decisão do BC sobre taxa de juros e ida do “Careca” na CPMI do INSS

Após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, a atenção em Brasília se...