O Festival Afrofuturismo chega à 6ª edição no Centro Histórico de Salvador, mais especificamente no Pelourinho, a partir desta sexta-feira (29). Reconhecido como um dos principais eventos de diversidade, tecnologia e inovação da América Latina, o festival terá programação até o próximo sábado (29).
Com o tema “Adinkras – O Código Fonte da Liberdade”, a celebração destaca os saberes ancestrais e a filosofia dos símbolos Adinkras, criados pelo povo Asante, de Gana. O evento faz parte do Novembro Salvador Capital Afro, iniciativa da Prefeitura em referência ao Mês da Consciência Negra.
O Festival Afrofuturismo 2024 oferece uma agenda diversificada, com palestras, rodas de conversa, exposições, apresentações culturais e artísticas, e uma Feira de Empreendedores da Economia Criativa. Os interessados podem adquirir ingressos para o evento pelo Sympla.
A abertura ficará por conta de Grazi Mendes, considerada uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo. Ela ministrará a palestra “Ancestrais do Futuro: construindo uma cosmovisão para o amanhã” e lançará seu livro homônimo.
Temas como empoderamento econômico negro, influência digital, antirracismo, acessibilidade e diversidade no mercado de jogos, música na era da inteligência artificial, literatura marginal e uso da robótica no cotidiano serão abordados durante o evento.
O festival contará com a presença de convidados nacionais e internacionais renomados, e as atividades ocorrerão simultaneamente em diversos espaços do Pelourinho, como museus, teatros e praças. Os participantes poderão escolher entre quatro “trilhas” temáticas: Literatura, Arte, Cênico-Musical e Corpo em Movimento.
Nas trilhas, serão realizados lançamentos de livros, exposições imersivas, apresentações musicais, espetáculos teatrais, debates sobre mercado musical, e muito mais, de forma a explorar os aspectos culturais e artísticos do Afrofuturismo.
Comentários Facebook